segunda-feira, 26 de abril de 2010

“A OAB precisa se democratizar na cúpula”

De um Anônimo, sobre a postagem Ophir Calvacante Jr. em saia-justa na posse de Peluso:

Sinceramente, avalio que isso se deu por uma simples razão: os advogados brasileiros não escolhem diretamente o presidente da OAB nacional. Isso é muito ruim para assegurar uma legitimidade plena e robusta de quem ocupa a presidência.
Já está mais que na hora de estabelecer regras mais democráticas a partir da próxima eleição, 2012, estabelecendo regras nas quais se garanta eleição direta também para a diretoria executiva da OAB nacional.
Na verdade, é muito antidemocrático se manter o sistema vigente, justamente a OAB, que gosta tanto de fazer discurso democrático. A instituição precisa se democratizar na cúpula pelo voto direto de todos os advogados brasileiros. Esse negócio de escolha indireta da cúpula da OAB tem raízes antidemocráticas e antirepublicanas próprias do regime de exceção, da ditadura militar, um triste capítulo da história brasileira, que aqueles que ocupam a cúpula da OAB nacional insistem em manter.
O advogado brasileiro quer escolher com seu voto e de modo direto a diretoria executiva da OAB nacional.

2 comentários:

Ismael Moraes disse...

Todo o Conselho Federal da OAB é escolhido pelo voto direto de todos os advogados brasileiros. O nosso presidente foi submetido, no Pará, ao voto direto dos advogados daqui.
Mas o CF da OAB, como é normal em todo os colegiados da República, é quem escolhe a sua diretoria.
Gostaria que o próprio anônimo respondesse quem escolhe as mesas diretoras da Câmara, do Senado, das Assembléias Legislativas, as representações dos tribunais de Justiça, enfim.
Aliás, quanto à presidência em questão, gostaria de perguntar ao Anônimo, quem escolheu o ministro Cezar Peluso para a presidência do STF? Algum cidadão votou?
Mas acredito que o Anônimo seja de boa inspiração democrática, no entanto, apenas no campo do ideal, uma vez que seria muito desgastante na prática organizar outra eleição nacional para a escolha somente da diretoria do CF, quando os advogados já outorgaram aos seus conselheiros federais eleitos o poder de escolher a diretoria nacional.
Por isso, o presidente Ophir Cavalcante Jr. é o legítimo representante da comunidade jurídica nacional.

Anônimo disse...

Sinceramente, acho que o advogado falou antes do presidente da OAB porque era amigo do ministro que tava assumindo a presidência.