quarta-feira, 30 de junho de 2010

DEM abre e em seguida suspende convenção do partido

Do G1

A convenção nacional do DEM foi oficialmente aberta nesta quarta-feira (30) com duas horas de atraso, mas as decisões ainda não serão tomadas. O vice-presidente do DEM, ACM Neto (BA), suspendeu a reunião e somente quando o encontro for retomado o partido vai decidir sobre a aliança com o PSDB e a possível indicação de um vice na chapa de José Serra (PSDB). A previsão é de que a convenção recomece às 13h30.
O adiamento da decisão acontece devido à disputa pelo posto de vice na chapa de Serra. Na semana passada chegou a ser anunciado o nome do senador Álvaro Dias (PSDB) como vice, mas houve reação do DEM, que deseja indicar um de seus quadros para o posto.
A situação de Álvaro ficou mais fragilizada pela decisão de seu irmão, Osmar Dias (PDT), de disputar o governo do Paraná em uma aliança com PT e PMDB e oferecendo seu palanque para a presidenciável Dilma Rousseff (PT).
A decisão do DEM terá de sair nesta quarta-feira (30) porque é o prazo final para a realização de convenções partidárias. A madrugada foi de reuniões em Brasília e em São Paulo para tentar uma solução para a indicação do vice. Nenhum acordo, no entanto, foi anunciado até agora.
O presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), está ainda em São Paulo e aguardado para fazer o possível anúncio de um novo nome para vice.
O líder do DEM, José Agripino (RN), não quis adiantar a posição, mas já afirmou que o vice “ vai ser alguém combinado”. ACM Neto também não quis avançar em nome, mas disse que a solução será “boa” para a aliança.
Na entrada da convenção, o presidente de honra do DEM, Jorge Bornhausen, defendeu o diálogo como a melhor ferramenta para resolver o problema. “Não podemos cometer o erro que eles (PSDB) cometeram no começo de não conversar, não dialogar”, afirmou.
O líder do partido na Câmara, Paulo Bornhausen (SC), chegou a falar em delegar a decisão à Executiva do partido, mas não foi isso que acabou ocorrendo. Segundo ele, o presidente do partido, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda está em São Paulo, onde negociou durante a madrugada a indicação do vice de Serra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Alô Serra, melhor pedir a um deputado tucano para apresentar uma PEC adiando as eleições para 24/dezembro, véspera do Natal.
Quem sabe, até lá, Papai Noel não traria um candidato a vice de presente pra vc?