quarta-feira, 23 de junho de 2010

Doutor Almir Gabriel em três tempos

Agora mesmo, no início da manhã, dr. Almir, o Gabriel, o Almir Gabriel, ex-secretário de Saúde, ex-prefeito de Belém, ex-senador constituinte, ex-governador do Pará por duas vezes consecutivas e ex-jaderista convicto, juramentado, radical e inflexível, deve estar recebendo em seu sítio Ipitu o deputado Jader Barbalho, presidente regional do PMDB e candidato ao Senado.
Jader está acompanhando do deputado Domingos Juvenil, presidente da Assembleia Legislativa e pré-candidato do PMDB ao governo do Estado.
Dr. Almir faz as honras aos dois convivas, como bom anfitrião que sempre foi – lhano, cortês, educado, delicado.
O café da manhã, consumido sob os olores das orquídeas – viçosas como as que aparecem na foto - que o dr. Almir cultiva em seu sítio, vai temperar um acordo pelo qual o ex-governador, um dos fundados históricos do PSDB, apoiará a candidatura Juvenil e, por tabela, a candidatura do próprio Jader.
Café da manhã à parte, não custa nada mostrar dr. Almir em três tempos.
Dos três tempos, dois deles são tempos em que Almir e Jader não se misturavam.
Os outros tempos são os de hoje.
Tempos de café da manhã.
Olhem aqui.
Manchete de página interna de O LIBERAL no dia 6 de agosto de 2006, quando Almir, portanto, já estava lançado candidato ao governo do Estado pelo PSDB: “Prefeito do PMDB reafirma apoio a Almir Gabriel, da ‘União pelo Pará’”.
Trecho da matéria: “Almir agradeceu as manifestações de apoio e reiterou que em seu palanque não sobem bandido, corrupto e gente que não tem caráter. Por isso, fico muito orgulhoso em ver vocês aqui’”.
A quem dr. Almir se refere? A Jader?
Claro que não.
Deve estar se referindo ao seu Bidu, um cara que venda badulaques numa esquina qualquer do Afeganistão (hehehe).
Na mesma matéria, outro trecho: “Aqui [no Pará] imposto pago vira obra pública. Não vira avião, jornal, rádio e nem televisão.”
A quem dr. Almir se refere? A Jader?
Claro que não.
Devia estar se referindo a algum empresário que, sabem como é, não resistiu às tentações do bolso e meteu a mão no dinheiro público para construir um belo – belíssimo – patrimônio.
Devia estar se referindo a algum empresário desses que fez fortuna em Pasárgada (hehehe).
Tem mais.
Manchete de O LIBERAL, na página 3 do caderno Poder, no dia 19 de outubro de 2006, portanto antes do segundo turno, em que Almir e Ana Júlia se enfrentarim na disputa pelo governo do Estado.
Dizia a manchete: “Almir condena alianças espúrias do PT”.
Trecho da matéria: “Nós nunca assistimos a valerioduto, sanguessugas, vampiros, dossiês fajutos e coisas do gênero como se está vendo agora.”
É isso.
É mais ou menos isso.
Se você quer conhecer o dr. Almir, leia o que disse o dr. Almir.
Mais isso tudo é passado, não é?
Passa a borracha.
Passa o pano.
Apaga tudo.
Agora, é assim.
Agora, tempos os novos tempos do dr. Almir.
Diz o dr. Almir: “Jader para o Senado. Tem autoridade moral, estatura política... Eu considero o Jader um dos maiores líderes políticos que o Estado do Pará tem.”
A quem dr. Almir se refere? A Jader?
Claro. A Jader.
Ele mesmo o diz.
Ele mesmo o confirma.
É assim.
Em três tempos, três Almires.
Nada melhor do que um café da manhã para comemorar esta, digamos, plúrima (toma-te!) faceta de Sua Senhoria.
Nada melhor.

ATUALIZAÇÃO ÀS 10H50:

Tem mais uma.
Tem o dr. Almir em mais um tempo.
Clique aqui.
Você acessou a seção de frases da revista Veja, edição de 17 de maio de 2000.
Está lá uma frade do dr. Almir:
É a seguinte: "Não é só bagrinho que deve cair na rede da Justiça, mas também pirarucu."
Dr. Almir se referia a Jader Barbalho, depois de um bate-boca que ele, Jader, travou com o senado Antônio Carlos Magalhães no plenário do Senado.

5 comentários:

Anônimo disse...

Excelente, grande Paulo.
E estamos só no café....

Anônimo disse...

Parabéns, PB, por resgatar o que disse o dr. Almir Gabriel no passado e confrontar com o momento que vive hoje. As contradições são evidentes e, o que é pior, desqualificam aquele que foi um político consistente no passado. Que triste ocaso!!!

Anônimo disse...

quem vive de passado è museu, do de cutuvelo doi!

Ismael Moraes disse...

Querido Bemerguy. Estava em Altamira (e não foi pra vero Lula, foi a trabalho - rsrsrs). Li seu texto acesando pelo celular, meio pelo qual tenho dificuldade de fazer comentários. Gostaria que vc tivesse mais tempo para fazer as suas análises precisas e ferinas.
De fato, devemos ficar atentos às conveniências dos políticos, que sempre contam com nossa pouca memória.
Parabéns!

Sílvia disse...

Só pra lembrar que hoje, dia 24, a professora Edilza Fontes, pré-candidata à deputada federal do PT, pela corrente Mensagem ao Campo, comemora sua festa de aniversário na sede do Quem são Eles, escola de samba tradicional do bairro onde moro, Umarizal.
Se a professora ainda estivesse no governo da comadre Ana Júlia Carepa tinha todas as chances de fazer essa big festa no Hangar, antes um "elefante branco" construído na era tucana, hoje point de festejos de todos os petistas, históricos e emergentes.