terça-feira, 6 de julho de 2010

E se a ata contivesse os nomes de Vic e Valéria?

Tão logo o blog informou, no final da tarde ontem, que a ex-vice-governadora Valéria Pires Franco e o deputado federal Vic Pires Franco, ambos do DEM, tinham desistido de concorrer a qualquer eletivo em outubro, o telefone aqui da redação não parou mais.
Entre os trocentos que ligaram, alguns se mostravam céticos em relação à desistência anunciada.
E apresentavam como argumento consistente o fato de que a ata apresentada pelo DEM à Justiça Eleitoral relacionaria ambos os democratas como candidatos – candidatíssimos – às eleições de outubro.
Olhem só.
Isso e nada são a mesma coisa.
Ou melhor: são a mesmíssima coisa.
Vamos fazer um exercício.
Vamos formular uma hipótese.
Suponham que Vic, Valéria, o João, o Manoel, a Maria e o seu Bidu - aquele que vende badulaques numa esquina qualquer do Afeganistão, mas tem domicílio eleitoral no Brasil – tenham seus nomes apresentados à Justiça Eleitoral como candidatos, seja a senador, deputado federal, deputado estadual, governador e até de presidente da República.
Aí, daqui a três dias, quatro dias, um mês ou dois meses, Vic, Valéria, o João, o Manoel, a Maria e o seu Bidu resolvem apresentar à Justiça Eleitoral uma declaração formal indicando que desistiram de ser candidatos.
Pronto.
Está resolvida a parada.
Eles renunciaram a suas candidaturas.
A renúncia é um ato unilateral de vontade.
Ninguém, absolutamente ninguém pode impedir uma pessoa de renunciar.
É isso que pode ter acontecido.
Vic e Valéria poderiam aparecer como candidatos perante a Justiça Eleitoral.
E mesmo que aparecessem, poderiam a qualquer momento desistir.
Nada os impediria de fazer isso.
Bem.
Mas é quase certo que, ao contrário do que muitos chegaram a imaginar ontem, a ata e o registro de candidaturas protocolados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não contêm os nomes de Valéria e Vic.
Um e outro, portanto, estão fora da eleição de outubro.

Um comentário:

Mulher 45 paraense disse...

Que é uma pena, não pelo VIC mas pela Valéria, porque sou do PSDB, e fiz parte da equipe dela quando vice- governadora e Secretária, e posso testemunhar o seu interesse em Cuidar das Pessoas.Gostaria de registrar no seu BLOG que é Lider em informação, isso demonstrado ontem,a minha tristeza, como mulher, como mãe e profissional.Lamento dizer também que quem perdeu foi o povo paraense.