sexta-feira, 27 de agosto de 2010

“Acesso aos cargos públicos tem que ser aberto a todos”

De um Anônimo, sobre a postagem Há candidatos e candidatos. Por quê?:

É evidente que a representação política funciona melhor quando é constituía de homens letrados ou cultos. Mas aí - sem que muitos percebam, inclusive a mestranda - reside um grave perigo e que remonta à filosofia política de Platão, a saber: democracia não pode ser conduzida somente pelos letrados, pelos mais cultos ou inteligentes.
Platão, como sabemos, defendia que o governo fosse tocado pelo chamado Rei-Filósofo, ou seja, preconizava um tipo de governo no qual os menos letrados seriam excluídos do comando. E isso não é, a toda evidência, um critério que conduza à democracia, que tem como um de seus pressupostos a idéia de igualdade política, a idéia de que qualquer um possa chegar ao comando dos negócios políticos desde que cumpridas certas condições mínimas fixadas pela lei.
A História assinala que Platão foi um inimigo da ágora, foi, enfim, um inimigo da democracia ateniense; e, quando lemos "A República", espantamo-nos com o programa político que ele sugere (não foi falta, por exemplo, sequer a sugestão de manipulação dos mitos, tudo com a intenção deliberada de inocular nas crianças um programa político totalitário).
O acesso aos cargos públicos tem, portanto, que ser aberto a todos; pretender que só os letrados tenham acesso aos cargos políticos apresenta um forte viés platônico, o que significa que deve ser rejeitado sob pena de violar o princípio da igualdade política entre todos.
Antes, devemos pensar como Péricles que, na Oração Fúnebre, disse que todos eram capazes de entender os negócios políticos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Então tá.
É por isso que temos essa bando de porcaria digo, de políticos e suas "qualificações".
E não tem só os letrados e inteligentes.
Tem os espertos também.
Até aquele que tocava sanfona que foi deputado e montou um feudo e mamou na Funasa tá querendo reaparecer na área.
É, a gente "merecemu".
Democraticamente...

Anônimo disse...

Caro anômimo,

"É evidente que a representação política funciona melhor quando é constituía de homens letrados ou cultos"?

Política baseada em evidências?

Coitado do Lula(torneiro mecânico) diante desta sua concepção, não se elegeria nunca. O debate não quem é """letrado"""" ou não.

Abçs,

Ana Lúcia.