terça-feira, 24 de agosto de 2010

Jatene manda retirar ação contra jornalista

No Blog da Repórter, da jornalista Rita Soares:

O candidato ao governo do Pará pela coligação “Juntos com o Povo”, Simão Jatene disse que não sabia previamente da ação contra o blog da Franssinete.
No Twitter, há pouco, garantiu ter sabido do processo no TRE apenas na tarde de ontem.
Classificou o episódio de "lamentável" e, mesmo afirmando achar que assessoria jurídica está certa ao ingressar com ação, disse que vai retirá-la.

“Acabo de chegar de uma reunião com lideranças no Guamá e tomei conhecimento do lamentável episódio envolvendo o blog da Sra. Franssinete”
“Desconhecia a publicação da tal pesquisa, logo, não autorizei qualquer ação que pedisse sua não divulgação”.
Pelo que fui informado pela área jurídica da campanha, a referida ação decorreu de acompanhamento regular feito pela assessoria jurídica que procura identificar ilegalidades que prejudiquem a campanha.”
“Pela minha história e meus princípios, mesmo sendo correta a atitude da assessoria jurídica, solicitarei que a mesma, caso possível, desista da ação”.
Jatene diz que a pesquisa havia sido usada numa reunião com prefeitos (provavelmente para cooptá-los, imagina o blog) e vaticina:
“Mesmo quando Governador, jamais me utilizei da censura para calar quem quer que fosse”.

-------------------------------------------

Do Espaço Aberto:

É como o Espaço Aberto disse na postagem abaixo: o difícil mesmo é achar o guarda do quarteirão.
Quando se acha, é mais fácil controlar certas coisas.
O candidato Simão Jatene dá uma lição de bom senso, de ponderação, de comedimento, de respeito à diversidade, à liberdade de expressão.
Simão Jatene dá uma lição de que “o Jurídico”, essa entidade meio fantasmagórica que às vezes é invocada para produzir barbaridades, precisa concertar – com “c” mesmo -, combinar, concatenar certas ações com outros russos para que certas ações não precisem ser consertadas depois.
Simão Jatene demonstra, inequivocamente, uma percepção óbvia: certas transgressões legais, como é o caso de divulgar-se uma pesquisa não registrada, podem ser superadas sem que se recorra a violências legais.
Violências legais?
É.
Há violências que são violências, mesmo que previstas em lei, sabiam?
Querem ver?
Em alguns países muçulmanos, a excisão do clitóris é legal, absolutamente legal.
Alguém aí acha que não é violência apenas porque é legal?
No Irã, uma mulher, Sakneh Ashtiani, está na iminência de ser morta por apedrejamento, porque teria cometido adultério.
É legal por lá fazer isso. Vocês acham que não é uma barbaridade só porque é legal?
Atacar o bolso de um jornalista assalariado e exigir-lhe o dispêndio de R$ 106 mil porque publicou uma nota num blog é uma violência inominável, abominável, censurável, repulsiva.
Ressalte-se como das mais positivas, das mais elogiáveis a atitude do candidato Simão Jatene.
Tomara que ele, de vez em quando, chame o guarda do quarteirão, para saber o que é que se passa por lá.
Se fizer assim, evitará constrangimentos como esse, que fizeram em nome dele, e segundo o próprio diz, sem que ele soubesse.

5 comentários:

Anônimo disse...

Perfeita e pertinente a sua apreciação, seu Espaço.
Mas se prepare; a cumpanherada vai dizer que o sinhô tá "tucanando".
E serão capazes de pedir para fechar o Espaço até hoje Aberto.
Coisas da democracia-cumpanhera, onde só vale a favor (deles) nada contra.

Joel Soares disse...

Os tucanos também tem seus aloprados.

Anônimo disse...

Se o fato for verdade o "Omi" levou meu voto

Franssinete Florenzano disse...

Paulo, como você sabe eu trabalhei durante 12 anos para os governos do PSDB, com afinco, dedicação e lealdade. Por incontáveis vezes declarei em meu blog, ao ser tachada de "tucana" ou "demo-tucana", que tinha orgulho de ter trabalhado no governo do Dr. Jatene.

Você imagina um milésimo do que senti ao ser alvo da ferocidade do, digamos, "jurídico", do Dr. Jatene?

Passamos os últimos oito anos ouvindo e lendo a opinião do Dr. Jatene ironizando Lula, que sempre alega que "não sabia" quando algum escândalo estoura em seu governo.

E agora?

Mudou o mundo ou mudou o Dr. Jatene?

E o marketeiro Orly Bezerra, a quem eu sempre me referi como amigo-irmão, que declarou à Folha de São Paulo que eu "tenho que respeitar a lei", tentando justificar a truculência da coligação Juntos com o Povo?

Não bastasse, mandam os twitters fakes e comentaristas anônimos pagos espalharem que o post de 5 linhas que fiz serviu para cooptar prefeitos(!). Será que eles são tão burros para serem convencidos por um comentário de 5 linhas, cujo cerne era nada mais do que o "aperto" da disputa, sem vantagem para qualquer das partes? E que dizer dos 30 comentários na caixinha, dos quais 18 eram de jatenistas, declarando voto e afirmando que ele estava até 20 pontos disparado? Ora, pelo amor de Deus!

Constato, com tristeza, que a mera expectativa de poder transtorna os indivíduos, embota-lhes a inteligência e, principalmente, a alma, os princípios éticos.

Espero, sinceramente, que até as eleições, entre mortos e feridos, sobrevivamos todos.

Alan Araguaia disse...

Só pra fazer justiça aos muçulmanos, quero comentar que não são só os seus países que cometem as violências legais. Nos EUA, por exemplo, há pena de morte em vários estados... e alguns aloprados por aqui querem importar essa atrocidade...