quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Almir e Jatene, alvos da Lei da Ficha Limpa

No site do jornalista Claudio Humbero, sob o título Almir e Jatene poderão fazer companhia a Jader como os novos “fichas sujas”:

Cassado recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa, o candidato ao Senado pelo Pará Jáder Barbalho (PMDB) não deve ficar por muito tempo solitário em seu Estado como portador do estigma de Ficha Suja. Jáder poderá ganhar em breve a companhia dos ex-governadores Almir Gabriel (sem partido) e Simão Jatene (PSDB). Os dois paraenses, aliados no passado e hoje adversários, respondem a processo antigo no mesmo TSE e, se depender da vontade do procurador-geral Eleitoral, Roberto Gurgel, terão o mesmo destino de Jader, ou seja, passarão à condição de inelegíveis pelos próximos oito anos. Mas a sorte de ambos depende do voto da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, relatora (a sexta) do caso que está sob sua apreciação. Almir Gabriel e Simão Jatene são acusados de grave violação à Lei Eleitoral (9.504/97): transferência de cerca de R$ 60 milhões, por meio de uma chuva de convênios (mais de 500) a municípios paraenses, em 2002, dois meses antes das eleições para governador. Gabriel era governador e principal cabo eleitoral de Jatene, então um apagado seu secretário – mas que foi eleito, na avaliação da coligação "Frente Trabalhista", que representou contra os dois, justamente por conta do abuso de poder econômico. No caso, a transferência dos recursos do Estado a dezenas de municípios paraenses, dois meses antes da eleição, foi operada com claro intuito eleitoreiro, é expressamente proibida pelo artigo 73 da Lei Eleitoral.

5 comentários:

Anônimo disse...

isso é coisa de PT,com certeza ,no desespero.Juridicamente,a perda do do objeto da ação encerra o caso ,Jatene completou o seu mandato.Assunto de infindáveis discussões jurídicas que se perderão no tempo.Não adianta o PT
procurar chifres e tentar colocar no Jatene.Ele,aquí no Pará,tá igual a Dilma no País,nada abala a preferencia popular já sedimentada.A tendencia daqui até dia 3 é crescer ainda mais com as adesões aos montes que estão ocorrendo a cada segundo.

Anônimo disse...

ei mano não te esquece q a inelegibilidade é pelo período de 08 anos. ou seja, se for declarado inelegível, tchau e benção. valew.

Anônimo disse...

Também concordo que é coisa de petista que quer apelar para tudo, pois não se conforma com a queda nas pesquisas da Ana Judas e do Paulo Rocha. Observe-se que nem se fala no Paulo Rocha e só no Jader. Lamentável. A justiça tarda mas nâo falhará. Vamos recuperar mais uma vez a auto-estima do povo paraense. Jatene vai vencer, porque o povo quer ver novamente o Pará ser melhorado e não afundado.

Anônimo disse...

o paulo rocha tá no mesmo barco do jader, a diferença e que se o jader passar pela ficha limpa, uma cadeira no senado e dele, já o paulo rocha vai perde sua vaga para o flexinha.

Anônimo disse...

Engraçado como em politica se usa dois pesos e duas medidas. SE Jader está enquadrado no Ficha Suja é porque é ladrão e não presta, se Jatene está também enquadrado, é perseguição. Que saim todos...