terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Exame de Ordem é cada vez mais necessário

Do advogado Ismael Moraes, sobre a postagem Exame da Ordem é constitucional e protege o cidadão:

Óbvio que a Lei Federal que reconhece à OAB legitimidade para impor o exame ao ingresso nos seus quadros é constitucional.
Assim como constitucionais são os concursos para juízes e membros do MP. Ora, se para ser advogado não fosse exigível exame admissional, por que o seria para ser magistrado ou procurador da República ou promotor de Justiça? Por que não basta qualquer bacharel querer, e, assim, ser "inscrito" como juiz ou membro do parquet?
Aliás, a participação de membros da OAB (em todas as suas fases, sob pena de nulidade, registre-se) é imprescindível para a validade de qualquer concurso para os cargos de juiz e de membro do MP. Qual seria, então, a importância da presença de um membro de uma instituição (OAB) cujo ingresso prescinde de qualquer critério avaliativo de conhecimento capaz de credenciar os aprovados como aptos a exercer um dos misteres que formam a tríade judicial?
Em cada processo que julgamos no Conselho Estadual, vemos a ncessidade cada vez maior do Exame de Ordem.

3 comentários:

Anônimo disse...

O cara fez uma misturada geraL: os cargos de juízes e promotores são cargos públicos, remunerados pelo governo, e é por isso que se exije concurso público para que se possa exercê-los - como acontece com qualquer cargo público - enquanto que o advogado é uma carreira privada. Juízes, promotores e advogados usam as mesmas ferramentas (as leis), mas são profissões de natureza bastante diversas.

Sou a favor do exame, mas essa argumentação simplesmente não cabe

Anônimo disse...

A grande diferença, Dr. Ismael, é que os Juizes, procuradores e promotores são pagos, e muito bem pagos, pelo erário público. Já os bachareis de direito, ao submeterem-se a famigerada prova da OAB, além de terem que pagar, ainda são obrigados a efetuarem anualmente o pagamento a tal Ordem. Essa é uma das muitas diferenças entre o exemplo citado por vossa senhoria. Sugiro que fechem as faculdades de direito que vêm formado exercito de mão de obra ociosa. Pois ao sair da faculdade o bacharel não pode estagiar porque já é formado e não pode advogar porque não possui uma carteirinha de um conselho que faça valer seu diploma.

Unknown disse...

Mensagem de Natal. DIVULGUE http://ning.it/fpySBq

A inicial vitoriosa do MS já está disponível na rede social do MNBD-RJ. DIVULGUE http://mnbdrj.ning.com/

ASSINEM PRESIDENTES DA OAB EM DEFESA DA SOCIEDADE. VAMOS VER ATÉ ONDE VAI A HIPOCRISIA DELES. ABAIXO-ASSINADO PELO EXAME DE ORDEM PARA TODOS E PARA ATUALIZAÇÃO PERIÓDICA. DIVULGUE
http://migre.me/36SLT

O Reinaldo Arantes é da OABB e não do MNBD. Nós do MNBD-RJ somos a favor da extinção do Exame da OAB, este é o nosso objetivo. DIVULGUE
http://www.youtube.com/watch?v=syU-KRP9EDw e http://mnbdrj.ning.com/