terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Os perigos do separatismo

De um Anônimo, sobre a postagem Que venha o plebiscito:

Essa questão não deve ser "vapt vup". No Brasil, essa coisa de dividir, na maioria das vezes não deu certo. Pelo que sei, Alagoas, há muito separado de Pernambuco, continua muito dependente do governo central.
Em Macapá, a folha de várias classes trabalhadoras ainda é paga pelo governo federal.
E por aí a fora.
Isso é bom para o País é bom para o contribuinte?
E o Pará dividido? Será que isso não será bom somente para poucos? Os políticos, os magistrados e outras autoridades que vão onerar ainda mais a Federação sem que isso beneficie, de fato, a maoira?
Que tal sermos uma "California" brasileira? Aquele Estado americano é grande territorialmente e é desenvolvido. Que tal um Pará grande e desenvolvido?
E ainda tem o risco de políticos, sabidamente safados, estarem somente esperando para implantar seus feudos nessas novas unidades.
Um verdadeiro perigo.

2 comentários:

Francisco Sidou disse...

Caro PB,
As elites políticas e os oligarcas partidários ainda não estão saciados em seu colossal apetite por cargos e mordomias. Na verdade, eles não querem o plebiscito, o que desejam é esconder suas verdadeiras e inconfessáveis intenções. Eles sabem que o problema do Pará não é só o seu gigantismo territorial. O nosso maior problema são justamente eles, que compõem a predadora elite política, alguns forasteirtos que se deram bem no Pará e agora querem dividi-lo para saciar suas ambições. O problema principal é da falta de gestão profissional e eficiente da "coisa" pública. Ninguém quer abrir mão de cargos e privilégios, pouco se importando se a "máquina" está inchada e inoperante. Por que eles não defendem a divisão do Amazonas, que é ainda maior do que Pará ?
O que eles precisam é trabalhar em favor do desenvolvimento de nosso Estado. Até para justificar os altos salários que ganham como deputados, senadores, DAS e aspones. Sabe o governador Jatene, como competente economista que é, que não se estimula a prosperidade com a divisão da escassez. Os separatistas precisam aprender essa lição básica.

Anônimo disse...

Enquanto a elite de Belém achar que está vivendo em Paris do século XX e se apropriar da riqueza/miséria do restante do Estado, mas a população do Sudeste/sul e Oeste alimentara o sentimento de se desmenbrar do Estado do Pará!

O pior que consegue formar opinião de um monte de imbecis!