segunda-feira, 21 de março de 2011

Existe comunicação nas redes sociais?

Por Anderson Scardoelli, do Comunique-se

Especialistas avaliam que as mídias sociais não fazem as pessoas verdadeiramente interagir umas com as outras. De acordo com eles, nas novas mídias não existe a prática da comunicação. O assunto está sendo discutido nesta sexta-feira (18/3), durante a palestra “E-agora? O futuro chegou!”, no último dia do Web Expo Forum 2011, evento realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Para uma das palestrantes do debate, a diretora executiva da YDreams, Karina Israel, muita gente diz que se comunica por meio das redes sociais, o que, segundo ela, não é verdade. Para a executiva da agência, com a internet, as pessoas perderam a capacidade de escutar, e sem isso não existe “conversação”. “Temos que refinar a nossa capacidade de escutar”, declara.
A opinião de Karina foi semelhante à exposta pelo fundador da agência Papagallis, Luiz Algarra. O criador e associado da empresa que se dedica “a pessoas que trabalham pelo bem-estar humano na realização pesssoal-profissional” afirma que muitas ferramentas do mundo online dão um falso sentido de comunicação.
“O chat, por exemplo, não tem interação alguma. O bate-papo é uma conversa com você mesmo. Tem uma pessoa do outro lado e você contextualiza o que ela fala para você. Não se procura entender o que a outra parte diz”, comenta Algarra, durante a palestra realizada na seção Web Innovation.
Também com o mesmo pensamento, de que nas redes sociais a comunicação é falha, a sócia-diretora da Weblab.tk, Drica Guzzi, diz que nessas mídias as pessoas perderam o gosto de falar e preferem digitar sobre tudo o que pensam. “O som é evasivo e incomodo, ninguém presta atenção”, informa.
Com mediação de Gil Giardelli, CEO da Gaia Creative, a palestra contou também com a participação do diretor geral do I-Group, Ricardo Almeida; Dhaval Chadha, sócio da Cria Global; o diretor executivo da Chek Express, Adolfo Melito; e Gustavo Braun, sócio-fundador da João Digital.

Nenhum comentário: