sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Canteiro de obras de Belo Monte é desocupado

Da Folha Online

Os manifestantes que ocuparam o canteiro principal da usina hidrelétrica de Belo Monte (PA) saíram da área no início da noite desta quinta-feira, informa a assessoria de comunicação do CCBM (Consórcio Construtor de Belo Monte).
Mais cedo, a juíza Cristina Collyer Damásio, da 4ª Vara Cível de Altamira, concedeu liminar em favor da Nesa (Norte Energia S.A.) determinando a desocupação.
A rodovia Transamazônica também foi desobstruída pelos manifestantes, e o tráfego de caminhões, carros e ônibus foi liberado.
O Consórcio Construtor informou que está convocando os trabalhadores lotados nesta frente de obras a retornar ao trabalho amanhã. Em princípio, temendo a manutenção da ocupação no fim de semana, os trabalhadores chegaram a ser dispensados do trabalho na sexta-feira.
Ao contrário das obras no canteiro Belo Monte, os trabalhos nas frentes do Sítio Pimental e no Travessão 27 (via de acesso que liga a Transamazônica ao canteiro Pimental) seguiram normalmente.
Indígenas, ribeirinhos, agricultores e membros de organizações não governamentais contrárias à construção de Belo Monte invadiram na madrugada de hoje o canteiro de obras. A principal reivindicação do grupo é a paralisação da obra.
Ficou definida uma multa de R$ 500 por dia para aqueles que descumprirem a decisão. A liminar foi concedida hoje à tarde.
Em nota, a Nesa condenou a invasão, afirma que o projeto é acompanhado pelo Ibama.

Nenhum comentário: