terça-feira, 25 de outubro de 2011

Jarbas se defende e parte para o ataque a adversários


Jarbas Vasconcelos: "O fisiologismo que tanto condenamos
nos poderes da República não pode triunfar na OAB"
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, Jarbas Vasconcelos, remeteu na noite de ontem ao Espaço Aberto uma carta em que classifica de "inédita e vergonhosa" a intervenção decretada na noite de domingo, pelo Conselho Federal da entidade. O efeito da decisão será o afastamento dele, Jarbas, e de outros quatro diretores da OAB do Pará pelo período de seis meses. "Contra a lei e o Direito prevaleceu o apetite político daqueles que me  fazem oposição, para manter regalias e privilégios, e sem nenhum senso de freio  moral", diz o presidente da Ordem na nota, que também chegou à caixa postal de centenas de advogados do Pará.
Muito embora não seja citada na nota, a advogada Angela Salles, ex-presidente da OAB do Pará e atualmente uma das representantes do Pará no Conselho Federal da entidade, é um das principais destinatárias das críticas e acusações contidas na nota assinada por Jarbas Vasconcelos.
"Sempre tive consciência dos riscos que corria. Afinal de contas, tirei dos  meus adversários cartões corporativos, carros, franquias telefônicas e o uso indevido de dinheiro da seccional. Quando assumi a Ordem, tive que dar conta de uma dívida de quase dois milhões de reais", ataca Jarbas.
Ouvida pelo Espaço Aberto ontem à noite, a ex-presidente Angela Salles disse que se reserva o direito de não entrar em detalhes na reposta às críticas e acusações do presidente da OAB-PA. Limitou-se a dizer apenas: "Não vou responder a alguém que, julgado como réu confesso pelo órgão máximo e soberano do Conselho Federal da OAB, tenta atingir quem ele supõe, e escolheu, como seu algoz. Lamento!"
A seguir, na íntegra, a nota divulgada por Jarbas Vasconcelos, com a ressalva, feita por este blog, de que as expressões em letras maiúsculas contidas no texto estão de acordo com o original recebido.

-----------------------------------------

Aos advogados, à sociedade,

"O CONSELHO FEDERAL DA OAB, maculando sua história, decretou inédita e vergonhosa intervenção punitiva na SECCIONAL DO PARÁ.
Contra a Lei e o Direito prevaleceu o apetite político daqueles que me  fazem oposição, para manter regalias e privilégios, e sem nenhum senso de freio  moral.
NADA HÁ PARA CORRIGIR, SANEAR OU PREVENIR NA SECCIONAL DO PARÁ! Pelo  contrário: temos muito para celebrar. Nem pode ser crível que os interventores da direção federal recebam como missão invalidar os atos de moralidade administrativa que implementei, em defesa do patrimônio da Seccional, que recebi  falido.
Sempre tive consciência dos riscos que corria. Afinal de contas, tirei dos  meus adversários CARTÕES CORPORATIVOS, CARROS, FRANQUIAS TELEFÔNICAS E O USO INDEVIDO DE DINHEIRO DA SECCIONAL.
Quando assumi a ordem tive que dar conta de uma dívida de quase dois  milhões de reais.
Tenho vida pessoal, familiar e profissional irrepreensíveis. Nada me envergonha, tudo me honra.Venci com livros e trabalho.
Custa-me demandar contra a Instituição que orgulhosamente integro. Contudo,  diante da gravidade da hora e da covardia dos meus adversários, não devo abdicar  dessa alternativa.
Confio na força da Justiça e no valor de suas Instituições democráticas, sob o manto do devido processo legal.
Creio piamente na VITÓRIA DO BEM sobre a iniquidade dos que semeiam mentiras, calúnias e infâmias.
Defenderei meu mandato e minha dignidade pessoal tão violentamente atingidos. O fisiologismo que tanto condenamos nos poderes da República não pode triunfar na OAB!
Até breve, muito breve, com as bênçãos do nosso Deus."

JARBAS VASCONCELOS
Advogado

9 comentários:

Anônimo disse...

A mesmisse de sempre, não falou sobre a venda do terreno nem da falsificação de assinatura. Mas continuo dizendo, alguma coisa errada este inquerito apurou, pois nunca tivemos conhecimento que o Conselho Federal interviu em alguma OAB. O choro é livre

Anônimo disse...

"SE A VENDA DO TERRENO DE ALTAMIRA (para um dos Conselheiros da OAB/Pa) JÁ FOI DESFEITA. ACABOU O ASSUNTO" - Alberto Campos, da OAB/Pará. Esse raciocínio deveria ser usado para todas as situações de improbidade administrativa e mesmo em situações de crimes consumados mas depois desfeitas suas consequencias. O Poder Judiciário poderia praticamente fechar suas portas. Não sobraria nada para julgar ou punir. Bastava o flagrado com a boca na botija devolver o que furtara. Ia ser uma beleza...

Anônimo disse...

Eu recebi o e-mail do ex-presidente da OAB. Jarbas, por que não te calas!
O ex-presidente alega, expressa e veladamente, desvios na utilização de cartões corporativos, franquias e desvio de dinheiro da seccional e, por fim, pagamento de uma dívida de aproximadamente dois milhões de reais.
Não estou a duvidar! Mas, Jarbas não estão fora do tempo essas denúncias? Por Que não denunciastes isso no primeiro dia da tua administração? aliás, não gosto muito desse procedimento: o sujeito "apertado" apela para jogar todos na lama e, assim, os sujos nada tem a falar uns dos outros.
Com a palavra os outros sujos!

Anônimo disse...

Caro Presidente Jarbas(OAB-PA), V.Exa.,antes de ter o direito de defender o mandato em curso,o Sr. tem o dever de defendê-lo em respeito a todos os advogados e advogadas deste Estado continental e brasileiros que acreditam que na defesa do Estado Democrático de Direito não há limites que não sejam a Constituição e o ordenamento jurídico vigente. Seja lá contra quem seja.É hora de uma grande cruzada nacional pela oxigenação da OAB,de forma substancial. Parabéns por sua administração transparente, que não agradou a planície....!

Anônimo disse...

Tem uma pergunta que não quer calar, porque o Jarbas não se defendeu perante os 81 conselheiros federais que o critiram duramente, inclusive de imputação de rimes como estelionato e bando?
jarbas permaneceu calado, ria e transparecia que tudo aquilo não era com ela...e agora vem com essa de se indignar?
E sua confissão perante o conselho? O que ele tem a dizer?
Aliás, são várias perguntas que não querem calar....

Anônimo disse...

PB, só para saberes: nem Acre e nem Sergipe votaram contra a intervenção. Jarbas contava com esses votos, porque esses Estados achavam drástica a intervenção, mas depois que ouviram a frágil defesa de Jarbas e todo aquele lamaçal, mudaram de ideia. Toma-te!

Anônimo disse...

Jarbas não se defende: só ataca. Procedimento típico daqueles que não têm defesa.

Anônimo disse...

é o primeiro do grupo J&C a cair, e pode ser um dos mais importantes, aguardem os outros..... justiça foi feita!

Anônimo disse...

A defesa do advogado do Jarbas foi uma autêntica confissão! Quem estava lá pode testemunhar e as palavras ditas por seu poderoso advogado Sérgio Bermudes. O que mais eles queriam? Que acolhessem a ridícula tese de que o negócio foi desfeito????? Parabéns aos conselheiros federais.