segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Duciomar também é o huno do próprio PTB

Tudo muito bom, tudo muito.
Estão pavimentados, desbastados, livres mais do que nunca os caminho spara que o ex-governador e ex-prefeito de Belém, Almir Gabriel, seja o candidato do PTB à prefeitura da Capital, em outubro no próximo ano.
Petebistas garantem ao blog que não há a mais remota possibilidade de resistências, ainda que residuais, à candidatura de Almir.
Mas uma coisa é certa: os petebistas, todinhos, com algumas e honrosas exceções, estão porraqui com Duciomar Costa.
Intramuros, internamente, entre as quatro paredes do PTB, considera-se que Duciomar está para o partido assim como ele está para extramuros, para o lado externo, para o lado de fora, para Belém, esta cidade que o prefeito desprezou do primeiro dia de seu primeiro mandato e continuará a desprezar até o último deste seu segundo mandato.
Ou por outra. Duciomar, o huno de Belém, também é o huno do PTB.
Petebistas reclamam para o Espaço Aberto que o prefeito destroçou o partido. Arruinou-o. Desagregou-o. "Ele nunca deu carta branca pra gente. É uma vergonha um prefeito de Capital não ter bancada estadual", diz um membro do partido, observando que, de quatro parlamentares, a legenda ficou reduzido a apenas dois - Tião Miranda e Eduardo Costa.
"E os dois que ficaram estão movidos por interesses próprios. No caso de Tião Miranda, ele é virtual candidato a prefeito de Marabá, e Eduardo Costa, aspirante a prefeito de Capanema. Em outros partidos, dificilmente eles ganhariam o direito de disputar essas prefeituras", diz o pebista magoado.
Ele reconhece que o prefeito tem carisma entre parte da população, mas não consegue ser simpático no partido. Não aglutina. Não junta, só dispersa. Daí nunca ter formado um grupo político, um grupo de duciomaristas, digamos assim. "Ele é muito fechado. Muito centralizador. Não conversa com ninguém. Articula sozinho. Sempre foi assim", completa o petebista.
Por enquanto, a expectativa é sobre o vice de Almir.
Sérgio Pimentel, o ex-grande amigo de Duciomar, está na parada. Insinua-se de todos os jeitos. Mas nada indica que vá emplacar o vice.
O mais certo é que a vaga fique com o PDT de Giovanni Queiroz. A legenda, nos próximos dias, deve assumir a Sejel (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer).
Ah, sim.
Ainda tem o PP.
Ele mesmo, o PP de Gerson Peres, que pode ficar com uma agência distrital.
Com esses mimos, Duciomar vai fazendo as suas articualções.
Mas não deixa de ser huno.
De Belém e de seu próprio partido, o PTB.

Nenhum comentário: