quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PSOL vê Supremo na "contramão da História"

Nota divulgada ontem, pelas Executivas Municipal e Estadual do PSOL do Pará, garante que o partido ainda tentará reformar a decisão do Supremo Tribunal Federal que garantiu a Jader Barbalho (STF) assumir uma vaga no Senado. O partido considera que os ministro da mais alta Corte de Justiça do país estão na "contramão da História";
"A suspeita decisão do STF, cujo presidente usou pela primeira vez o artifício do 'voto qualificado' ou 'voto de minerva' para desempatar em favor do Ficha Suja Jader Barbalho, depois de uma 'visita' de senadores do PMDB, revoltou não apenas o povo paraense, mas todos os brasileiros que já não suportam mais tanta corrupção. Quem está na contramão da história são os ministros do STF que permitem a volta dos corruptos ao cenário da política nacional", diz a nota do PSOL.
Leia abaixo, na íntegra.

--------------------------------------------

O mandato de Senadora do povo do Pará de Marinor Brito nos enche de orgulho e simboliza, de forma brilhante, a luta pela ética na política. Senadora Ficha Limpa, Marinor tem transformado a tribuna do senado em um instrumento de luta em favor do povo brasileiro e por consequência de oposição permanente e programática ao governo Dilma e ao governo Jatene.
Marinor votou para elevar o valor do Salário Mínimo, votou contra a privatização dos Correios e dos Hospitais Universitários. Foi uma guerreira na luta contra a aprovação do novo Código Florestal que anistia os desmatadores e incentiva a destruição da floresta. Votou favoravelmente ao aumento de recursos para a saúde (regulamentação da emenda 29) e contra a prorrogação da DRU (Desvinculação das Receitas da União).
Marinor propôs e aprovou a CPI que investiga o Tráfico de Pessoas, crime que movimenta mais de R$ 32 bilhões ao ano. Está sendo decisiva na luta para criminalizar a homofobia e está na linha de frente da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
É uma guerreira na defesa dos 10% do PIB para a educação, representando assim todos os trabalhadores em educação do Brasil.Seu mandato sempre esteve nas ruas e nas lutas. Seja apoiando as mobilizações e greves de diversas categorias seja na luta contra a construção da Usina de Belo Monte, símbolo da política desastrosa dos “grandes projetos” para a Amazônia. Os trabalhadores em educação sentiram a importância de termos uma senadora paraense comprometida com a educação em sua recente greve.Em cada luta Marinor sempre escolheu o lado dos trabalhadores e cerrou fileiras com outros lutadores e parlamentares. Seu trabalho conjunto com o deputado Edmilson Rodrigues expressa esta opção de vida.
Sua luta em favor da ética na política não é uma luta de cunho particular, mas um princípio político. A suspeita decisão do STF, cujo presidente usou pela primeira vez o artifício do “voto qualificado” ou “voto de minerva” para desempatar em favor do Ficha Suja Jáder Barbalho, depois de uma “visita” de senadores do PMDB, revoltou não apenas o povo paraense, mas todos os brasileiros que já não suportam mais tanta corrupção. Quem está na contramão da História são os ministros do STF que permitem a volta dos corruptos ao cenário da política nacional.O PSOL se solidariza com sua senadora Marinor Brito, reiterando que a luta contra a corrupção e em defesa dos interesses do povo brasileiro continua. Não será uma decisão antipopular e reacionária do STF que nos afastará da luta pela ética na política.
Certamente lutaremos para reformar esta decisão e garantir a continuidade do mandato socialista de Marinor Brito.

Executiva Municipal do PSOL Belém
Executiva Estadual do PSOL-PA

4 comentários:

Anônimo disse...

Pô! justiça seja feita!

JB teve mais de 1,5 milhões de votos!!

E olha que eu nem gosto dele!

Alberto

Anônimo disse...

O povo paraense tem os políticos e representantes que merece...O Pará parou!Há muito que nós paraenses somos motivos de chacota nacional e internacional. Tenho vergonha, muita vergonha, de dizer que sou paraense quando ao ser abordado as pessoas de fora lembram o nome do ficha suja Jader Barbalho. O paraense não tem consciência política capaz de honrar nossa imagem fora deste Estado. Somos o fundo do poço da política nacional. Só uma revolução à moda antiga para tirar do cenário político paraense corruptos e corruptores...A corrupção venceu! Por que devemos ficar submetidos a ela?

Anônimo disse...

Votei na Marinor, não sou advogado, mas a justiça há de ser igualmente para todos.
Outros fichas sujas tomaram posse, tendo em vista que o STF julgou que a lei da F.S. não poderia valer no mesmo ano, 2010, em que foi aprovada.
E o Barbalhowisk estava sendo tratado como diferente, perante a mesma lei.
Simples assim.
Infelizmente, há muito tempo que o "quadro" de senadores é de qualidade sofrível.
E vai ficar pior.
Mas justiça é justiça, ainda que capenga, lenta e defeituosa.

Anônimo disse...

Há no cenário político nacional, figuras como Zé Sarney, Capiberibe, Serra (há até um livro com 300 páginas lançado por esses dias sobre ele e suas estripulias em sumpalu), Paloci, Color e uma dezena de outros que esqueço agora, de norte a sul deste Brasil brasileiro. Até onde sei não foram eleitos pelos paraenses. Então gostaria de pedir aos comentadores que parem com esse chororo e participem mais da vida política do país como um todo. Já ouviram falar do escândalo da OAB-PA, Da tentativa de privatização dos serviços de água do município de Belém? Da chacina de crianças em Icoaracy? Dos crimes de pedofilia cometidos por políticos? Do lucro imoral dos bancos neste país (Por falar nisso, vamos ver como se saíram este ano, com toda essa crise planetária!)?

Cláudio Teixeira