quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O que ela disse

"Eu queria deixar claro um pequeno detalhe, porque sempre se fala 'Cuba, socialismo, capitalismo'. Eu acho que aí há um erro de pesquisa que deve começar a se dissolver. Isso não é nem comunismo nem socialismo, é um capitalismo de Estado. Um capitalismo de clã familiar, um capitalismo militar”.
Yoani Sánchez, blogueira, voz dissidente do regime cubano, sobre as reformas econômicas que estão sendo promovidas em Cuba pelos irmãos Castro.

No Espaço Aberto, leia sobre Yoani Sánchez:

Um comentário:

Anônimo disse...

Ou seja, o socialismo cubano só serve para enganar os trouxas. Socialismo e democracia são inconciliáveis, como disse Tocqueville em famoso discurso na Assembléia Nacional em Paris. O decurso da história deu-lhe razão.

Mas discordo de Yoani Sánchez, pois capitalismo significa competição, quase sempre com a intenção de destruir economicamente os concorrentes, como assinalou Schumpeter ao falar da criação destrutiva no capítulo VII do livro "Capitalismo, Socialismo e Democracia".

Em Cuba não há a mínima possibilidade de ocorrer competição econômica nem tampouco o Estado a estimula, antes concentrando todas atividades que poderiam gerar riqueza.

Em Cuba persiste somente uma ditadura vergonhosa que não permite o surgimento nem da liberdade política nem econômica.