terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Escolas-torcidas devem ser banidas do Carnaval


Do Comunique-se


Banir do carnaval de São Paulo as chamadas escolas-torcidas é o que defende o jornalista Cosme Rímoli. Em texto publicado no blog que mantém no R7, ele resgata fatos históricos – como a da Gaviões da Fiel ter nascido como bloco da Vai-Vai  - e insiste, sustentado pela confusão que tomou conta da apuração dos desfiles das agremiações paulistanas, que algo precisa ser feito para a folia não sofrer com a violência comum no futebol.
No decorrer de sua análise, Rímoli ressalta que o dinheiro serve de estimulante para as torcidas organizadas, ou desorganizadas, insistirem em manter escolas de samba. De acordo com o blogueiro, Dragões da Real, Mancha Verde e Gaviões da Fiel descobriram há anos que montar um “Grupo Recreativo” seria muito mais rentável financeiramente do que apenas ser vista como conjunto de torcedores, ou simplesmente vândalos.
O jornalista também não deixou o carnaval do Rio de Janeiro. Rímoli lembra que os bicheiros foram por muito tempo os grandes escudos e patrocinadores das escolas e suas respectivas “comunidades”. A desorganização da responsável pelas escolas de samba de São Paulo – que nem pensou em ter cópias das notas dos jurados também foi citada no texto que solicita para que as torcidas organizadas deixem o carnaval, para evitar mortes no Anhembi. Com isso, o artigo do blogueiro do R7 é, para a equipe do Comunique-se,‘O Texto da Semana’.

Leia mais aqui.

Nenhum comentário: