segunda-feira, 16 de abril de 2012

A bagunça no PAS. Tudo pela burocracia.



Vejam essa parada.
As fotos que vocês veem foram tiradas de celular por um servidor estadual, que precisou ir pedir autorização de exame no PAS.
Foram clicadas no dia13 de abril, a última sexta-feira.
Como se pode ver, a história de que a bagunça no atendimento foi só uma questão de corrida por causa dos feriados não se sustenta.
Todos os dias, é isso que se vê aí: uma insensata confusão para pedir autorização de exame.
Pergunta-se: por que os planos de saúde - PAS, Unimed e todos os demais - penalizam o cliente, o sujeito que paga o plano, para perder tempo e calma, e ficar na fila a fim de carimbar a solicitação do médico?
Eles chamam de “auditoria”, mas o que acontece é que você espera um bocado na fila para um funcionário, público ou não, sapecar um carimbo num papel. Serão todos os médicos desonestos, ou todos os clientes dos planos?
E se há alguns desonestos, por que todos devem pagar por eles?
Já é tempo de mudar essa equação, tanto no PAS como nos outros planos, e instituir controles que não penalizem o cliente.
Afinal, epidemiologia e atuária existem pra quê?

5 comentários:

ASCONPA disse...

Se um dos problemas do IASEP é a falta de servidores, por que o governo do estado não nomeia todos os aprovados no concurso público C-122, homologado no dia 27/04/2010, para provimento de servidores do instituto?

Anônimo disse...

Oi Seu Espaço Aberto,
Sou estatístico com vasta experiência em epidemiologia e gostaria de lhe dizer que nos quadros da SESPA (Nível Central) e em alguns orgãos que compõe a mesma não existe Estatísticos. Tenho conhecimento de estatisticos no HOL e Igeprev. No concurso de 2008 tem aprovados 2 para o Hospital Regional de Santarém que até agora não foram empossados. É muito pouco profissional para trabalhar com muitos dados.
Não é prioridade na SESPA, apesar do Governador saber e achar necessário, analizarmos e interpretarmos os dados através de indicadores, tantos os operacionais (que podem medir a eficiência/eficácia do serviço quanto os epidemiológicos que em regra geral medem o grau de adoecimento da população). Assim, caminha a SESPA....brincando de fazer análises sérias e se preocupando apenas com o Programa Eleitoral Presença Viva.

Anônimo disse...

Nos tempos passados esses absurdos eram muito raros.
Primeiro porque havia um certo equilíbrio entre a demanda e a oferta se serviços médico-assistenciais. Depois porque a medicina era exercida ser mercenarismo.
Agora, tudo é diferente

Anônimo disse...

Enquanto se reclama o esquema de seis milhoes por mes corre solto no saude da mulher e ninguem sabe

Anônimo disse...

Depois que esse presidente do PAS, irmão do deputado Márcio "Me Roba Logo", assumiu nun ca mais as coisas foram facilitadas p nós. É o fim.