segunda-feira, 23 de abril de 2012

Investimentos são apresentados no oeste paraense

A construção da hidrelétrica de Belo Monte e os projetos de mineração da bauxita são os principais projetos previstos para a região oeste do Pará até 2016. Somados os valores dos investimentos chegam a R$ 31 bilhões, o que representa 24% dos R$ 131 bilhões a serem investidos em todo Estado, com a geração de 20 mil novos empregos diretos para a região.
Para mostrar esses e outros valores dos investimentos no Estado, foi lançada nesta semana, nos municípios de Juruti e Santarém, em parceria com as associações comerciais locais, a 3ª edição da publicação Pará Investimentos produzida pela Rede de Desenvolvimento de Fornecedores (Redes), da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA).
Em Juruti, no último dia 17, mais de 50 empresários participaram da programação que também marcou a retomada da atuação da Redes na região. “Pudemos apresentar aos empresários dos mais diferentes setores quais as perspectivas de crescimento para o estado e também a existências de oportunidades de negócio em outras regiões. E através dela adequar o seu negócio a realidade econômica local, alinhado com as demandas destes investimentos”, sinalizou Luiz Pinto, coordenador geral da Redes.
Para Olívia Ramos, presidente da Associação Comercial de Juruti é importante que os empresários conheçam melhor o cenário econômico paraense para estarem aptos a ampliar seus negócios e estimular o crescimento da região. “Com os dados o empresário pode prospectar o que deseja para o futuro de sua empresa. E sabemos que precisamos nos capacitar e nos preparar para fornecermos para o mercado minerador, que é sem duvida, o mercado que está aquecido na região neste momento”.
Luiz Pinto também recomenda alguns passos para os empresários alcançarem os números atrativos dos investimentos. “Nunca é demais lembrar os empresários sobre a necessidade de profissionalizar sua gestão por meio de qualificação tanto empresarial quanto dos funcionários, ter um rigoroso controle do fluxo de caixa, cumprir com todos os compromissos trabalhistas e buscar sempre fazer o que todo mundo faz de uma forma diferente, não fazer mais do mesmo é importante inovar”.
O sócio diretor da empresa BM Engenharia Ambiental de Santarém, Breno de Almeida esteve no lançamento da publicação em Santarém, realizado em parceria com a Associação Comercial de Santarém (ACES), no último dia 19. O empresário destacou a importância da publicação para o desenvolvimento empreendedor da região. “A partir desses dados é possível fazer um planejamento focado e até ter uma base segura para investir em novos negócios para atender as demandas dos investimentos e que ainda não são cobertas pela região”, explicou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fiepa

Nenhum comentário: