quarta-feira, 20 de junho de 2012

Alcoa apresenta modelo de mineração sustentável na Rio+20

A Alcoa apresentará na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorre de 13 a 22 de junho, o modelo de mineração desenvolvido em Juruti (PA). Com participação em diferentes fóruns, a companhia fará ainda o lançamento da edição 2011 do Relatório de Sustentabilidade e os executivos da companhia ministrarão palestras sobre energia e outros temas estratégicos.
Para Franklin Feder, CEO da Alcoa América Latina e Caribe, a conferência é uma oportunidade para reunião e análise do progresso feito desde a primeira Cúpula da Terra, a ECO-92, e também para renovar o compromisso com o desenvolvimento sustentável. “Apesar do tamanho do desafio, a Alcoa não se exime da responsabilidade de começar e espera que a sociedade brasileira abrace essa ideia e torne o Brasil uma liderança nessa nova economia”, declara Feder.
Os debates da Rio+20 devem contribuir não só com esclarecimentos, mas também com ações efetivas. “A complexidade dos problemas é grande e, por isso, requer ampla participação de vários setores da sociedade, afinal, as soluções somente serão encontradas em regime de colaboração. E muitas delas virão por intermédio de respostas tecnológicas, por meio da inovação”, complementa o executivo.
A Alcoa tem um compromisso com a economia verde e trabalha para reduzir o uso de recursos naturais. Atua ativamente no respeito aos direitos humanos e à diversidade e está engajada no desenvolvimento das localidades onde está inserida. Além disso, o alumínio é um dos materiais mais lembrados quando se fala em reciclagem devido, principalmente, às suas propriedades que permitem que ele seja reutilizado infinitas vezes sem perder suas características físico-químicas, pela boa resistência e baixo peso, por ser um excelente condutor térmico e elétrico e por ter ótima resistência à corrosão.

Alcoa na Rio+20
Confira as atividades que a Alcoa participará na conferência:Palestras da Alcoa no estande no Parque dos Atletas – espaço do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds):
* 20/06 (17h às 19h) - Lançamento do Relatório de Sustentabilidade da companhia
* 21/06 (17 às 18h) – Palestra Sustentabilidade na Geração de Energia com Ricardo Sayão, diretor de Energia da Alcoa América Latina Caribe
* 21/06 (18 às 19h) – Palestra Mineração e Sustentabilidade – Apresentação do Modelo Juruti Sustentável, com Nilson Souza, diretor de Sustentabilidade da Alcoa América Latina e Caribe.
Side event Visão 2050, promovido pelo Cebds no dia 22/06 às 11h no Riocentro, o evento contará com palestra de Franklin Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe.
A Alcoa também participará como convidada dos eventos das seguintes instituições: International Chamber of Commerce (ICC), Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Fórum Amazônia Sustentável (FAS), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Ethos.
Relatório de Sustentabilidade
Aproveitando o momento da Rio+20, a Alcoa divulga, pelo nono ano consecutivo, o Relatório de Sustentabilidade da empresa. O documento traz informações sobre a atuação socioambiental da companhia durante o ano de 2011. O relatório abrange as atividades em seis localidades: Santo André (SP), Itapissuma (PE), Poços de Caldas (MG), São Luiz (MA), Tubarão (SC) e Juruti (PA) e para sua elaboração contou com a colaboração de representantes de ONGs, funcionários, comunidades, governo, fornecedores, entre outros importantes stakeholders.
Embora o ano de 2011 tenha sido desafiador, a Alcoa manteve seu compromisso com a sustentabilidade e promoveu avanços no relacionamento com as comunidades locais das regiões onde a atua. Também avançou no uso mais eficaz de energia e água e em iniciativas para redução de emissões de gases de efeito estufa.
O conteúdo está disponível no site http://www.alcoa.com.br/.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: