terça-feira, 19 de junho de 2012

Luiz Braga abre Nightvisions, em São Paulo


O fotógrafo paraense Luiz Braga inaugura nesta terça-feira a a Nightvisions, sua segunda exposição individual na Galeria Leme, em São Paulo. Os trabalhos que estarão na mostra foram produzidos com uma câmera digital adquirida em 2004, acionando-se um recurso simples, que permite fotografar quase no escuro total, através do infra-vermelho.
"Inspirado ainda pela aplicação militar do recurso, que apareceu para a mídia na guerra do Golfo de 1991, Braga acrescentou em seu equipamento diversos filtros, que maximizaram o efeito, subvertendo o real. Através dessa técnica, paisagens e indivíduos perdem suas cores naturais para serem preenchidos por uma luz densa e ao mesmo tempo reluzente, que parece emanar dos pontos claros projetados a partir de elementos que compõem a cena como o céu, as nuvens, a copa das árvores. Monocromática, a série se opõe à saturação comum às fotografias digitais produzidas na contemporaneidade e se aproxima da gravura em água-forte", explica o texto divulgado no site da Galeria Leme.
A exposição estará aberta até 21 de julho. A galeria fica na avenida Valdemar Ferreira nº 130, no Butantã. Luiz mandou um convite (abaixo) aqui para o Espaço Aberto. O poster não poderá estar lá, infelizmente. Quem for a São Paulo nesse período, aproveite.
Para ver algumas fotos que estarão na mostra, clique aqui.

Nenhum comentário: