segunda-feira, 23 de julho de 2012

Borracharia expõe empregados a riscos altíssimos



Olhem só.
Belém inteira, o Pará inteiro ainda estão sob o impacto daquele acidente pavoroso, ocorrido há uma semana, no Paraná, onde morreram 10 estudantes parenses que viajavam num ônibus.
Dez jovens que tiveram a vida ceifada.
Pois vejam como acidentes nem sempre ocorrem por acidente.
Nem sempre ocorrem por casualidade.
Nem sempre ocorrem porque tinham que acontecer.
Ocorrem, muitas vezes, por falta de prevenção.
Dêem uma olhada nas fotos acima.
Foram feitas pelo Espaço Aberto, no último sábado.
Mostram uma borracharia que fica na avenida Duque de Caxias - uma das mais movimentadas de Belém -, entre as travessas Angustura e Lomas Valentinas, no Marco.
A borracharia, que fica à margem da Duque, no sentido José Bonifácio-Doutor Freitas, expõe seus empregados a riscos altíssimos.
Riscos altíssimos decorrentes de imprudência e irresponsabilidade sem tamanho.
Quando vão calibrar os pneus dos carros, tirar ou fixar uma das rodas para concertos, os empregados da borracharia ficam perigosissamente expostos a atropelamentos.
Observem que não há qualquer cone, não há qualquer sinalização para chamar a atenção de motoristas que passam às proximidades.
E tem um detalhe: o poster, que passa por esse local diariamente, à noite, tem comprovado que a quantidade de veículos que param nessa borracharia é muito grande também à noite, quando os riscos aumentam, em decorrência da iluminação precária no local.
Tem mais: esse atendimento é feito assim há anos.
Anos.
Os empregados deveria, todo dia, erguer as mãos para o alto e agradecer a Deus porque ainda não ocorreu nenhum acidente.
Mas não é melhor prevenir?
E não deve os responsáveis em cumprir as posturas públicas em adequar essa borracharia a exigências que não exponham os empregados a riscos de monta?

2 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que isso aconteça em 90% das borracharias.

Fabio disse...

E tem outra na Domingos Marreiros logo depois da Nove de Janeiro. E tem outra na Primeiro de Dezembro com a Curuzu, e etc.
Eu não espero o governo tomar alguma atitude, e muito menos o dono da borracharia. Simplesmente uso o método mais forte de prevenção, não uso o serviço de lugares assim. Quem usa, é conivente e ponto.