segunda-feira, 30 de julho de 2012

Individualismos e promoção pessoal na OAB

O advogado Sérgio Couto remeteu ao Espaço Aberto, com pedido de publicação, o e-mail abaixo, em que tece comentários sobre artigo de ex-presidente da OAB de São Paulo e sobre o processo eleitoral para renovar a diretoria da Ordem no Estado.

----------------------------------------------------

O ex-presidente da OAB-SP, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira (ou simplesmente Mariz, como fraternalmente o chamo) costuma ser preciso (e contundente) em seus escritos sobre a OAB.
Talvez daí venha nossa afinidade.
Ontem (26/07), em artigo publicado [veja na postagem logo abaixo] na Folha de S.Paulo, MARIZ, mais uma vez, foi de uma precisão cirúrgica: “..alguns dirigentes da OAB se satisfazem em ostentar os respectivos cargos... em um palco propício à exploração midiática e à promoção pessoal... preocupados exclusivamente com temas distantes daqueles de interesse da advocacia.”
A seguir, diz que “nos dias de hoje... militantes da política de classe se conduzem...(com)... individualismo e pragmatismo ... O apoio a uma das chapas em disputa fica na dependência do cargo oferecido ... Inúmeras questões relevantes não são consideradas, desde que os interesses individuais sejam satisfeitos...”
E arremata: “... a reversão vai depender..., dos eleitores, que deverão discernir e escolher os que estiverem efetivamente comprometidos com o bem comum da advocacia.”
Parece que o Mariz se inspirou no cenário político da OAB-Pará para escrever seu artigo. Aqui, um dos candidatos, além de me ter dito que  sua candidatura é apenas “para marcar posição”, se esforça em repelir qualquer possível vinculação a um ex-presidente seccional, hoje presidente nacional.
Como se “marcar posição” e “desprezar a experiência de um líder da classe” fossem credenciais (eleitorais) em benefício da advocacia local. Pouco se importa se, com isso, vá viabilizar o êxito de uma outra candidatura indesejável. O importante é “se dar bem”, ainda que ao preço “da classe que se exploda”.
Desestimulante!

Um comentário:

Anônimo disse...

Galhofa!