quinta-feira, 30 de agosto de 2012

VIII Congresso Estadual dos Jornalistas começa hoje

O VIII Congresso Estadual dos Jornalistas, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor-PA), começa nesta quinta-feira, com solenidade de abertura no Palácio Antônio Lemos, às 19h. Com a participação do prefeito Duciomar Costa, do presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schroder, e da presidente do Sinjor, Sheila Faro, será feita a entrega do I Prêmio Belém de Jornalismo. Sob o tema "Os desafios do jornalismo e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável na região Amazônica", o congresso contará com oficinas, debates e palestras na sexta-feira, 31, e no sábado e domingo, 1 e 2, no auditório do Sindicato dos Urbanitários.
O congresso se inicia com a premiação dos jornalistas autores de matérias veiculadas na imprensa brasileira sobre saúde, meio ambiente, educação, economia, infraestrutura e direitos humanos no município de Belém. O I Prêmio Belém de Jornalismo ofereceu premiações nas categorias radiojornalismo, jornalismo impresso, telejornalismo, webjornalismo, fotojornalismo e destaque acadêmico. Os vencedores serão conhecidos somente na solenidade de abertura. Ao final da premiação, haverá um coquetel.
A programação continuará na sexta-feira, 31, às 9h, com o I Seminário Estadual de Jornalismo Científico, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Às 14h terá início o congresso propriamente dito, com os painéis "O Jornalismo, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável na Região Amazônica", tendo como expositores os jornalistas Leandro Fortes, Alexandre dos Santos e Felipe Milanez, do Globo Universidade, sob a mediação da jornalista Enize Vidigal; e "Meio ambiente na pauta jornalística, quem se interessa?", com Cilene Vitor e Osmar Pancera, da Rádio Margarida, sob a moderação do jornalista Emanuel Villaça.
No sábado, 1, a partir das 9 horas, haverão as oficinas "Cobertura jornalística sobre o risco de desastre", com a jornalista Cilene Victor, e "Ferramentas digitais: a tecnologia sustentável ao seu alcance", com o jornalista Rodrigo Capella. Seguidas dos painéis: "Estratégias de enfrentamento da crise ambiental na região Amazônica", com os palestrantes Guilherme Carvalho (Fase), João Meireles (Instituto Peabiru) e Patrícia Gonçalves (No Olhar), sob a mediação da jornalista Kelem Cabral; e "Jornalismo ambiental na academia", com os representantes dos cursos de Jornalismo de universidades e faculdades do Pará sob a intermediação do jornalista J. Ninos. No domingo, 2, haverá a sistematização das teses e moções e a plenária final.

Fonte: Sindicato dos Jornalistas do Pará

Um comentário:

Anônimo disse...

Os jornalistas paraenses chegaram ao fundo do poço. O bem conhecido prefeito de Belém, Duciomar Costa, deverá, sorridente e em pleno período de eleições municipais, entregar cheques de R$ 3 mil nas mãos dos jornalistas premiados. Aplaudido pela presidente do Sindicato dos Jornalistas do Pará e pelo presidente da Federação Nacional dos Jornalistas.
É o fim para uma categoria que sempre se notabilizou por suas lutas.
Ética, decência e moralidade jogadas no lixo em troca de 18 mil dinheiros. Os jornalistas custam mesmo muito pouco.