quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A Oi, que pratica patifarias, é a pior dentre as piores

Sabem a Oi?
A Oi é aquela que pratica patifarias contra seus usuários.
É aquela que, no último final de semana, deixou na mão, pela enésima vez, milhares de usuários em Belém.
É aquela que, toda vez em que acontece isso, diz que o problema foi nos cafundós do Maranhão, não se sabe onde.
Pois é.
A Oi é a campeã de reclamações em todo o Brasil.
É a empresa que lidera a lista, com 6.919 reclamações, seguida pela LG, Claro, Itaú e Máquina de vendas.
Vejam abaixo, notícia disponível no site da Folha de S.Paulo.

------------------------------------------------------


Problemas com o aparelho celular são o tema mais recorrente de reclamações de brasileiros a órgãos públicos de defesa do consumidor no ano passado. A empresa alvo de maior quantidade de reclamações, por sua vez, é a Oi.

As constatações fazem parte de levantamento divulgado nesta terça-feira pela Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça. O relatório tem como base um total de 153.094 reclamações - contra 19 mil fornecedores - feitas a Procons estaduais e municipais cadastrados em sistema nacional.

Ao todo, 170 Procons de 24 estados e do Distrito Federal abasteceram o sistema com informações referentes a 2011.

Ao todo, pouco mais da metade (52%) das reclamações se referem a produtos - e entre eles, o aparelho celular lidera a lista (14,1%), seguida por produtos de informática (6,8%) e eletrodomésticos da linha branca (6,8%).

Além de produtos, as áreas de assuntos financeiros (22,1%) e serviços essenciais (15%) são as áreas mais reclamadas.

MAIS RECLAMADOS

Segundo ranking da Secretaria Nacional do Consumidor, empresas dos setores de telefonia, varejo, bancos e fabricantes de eletrodomésticos lideram o ranking de fornecedores mais reclamados.

A Oi é a empresa que lidera a lista, com 6.919 reclamações, seguida pela LG, Claro, Itaú e Máquina de vendas.

A secretaria fez um levantamento ainda da proporção de fornecedores que deixaram de atender às reclamações dos consumidores, mesmo após ter oportunidades de resolver o problema. A AES Eletropaul lidera a lista - ela sósó conseguiu solucionar 25,9% dos casos. Depois vêm TAM, com 29,9%, e Carrefour, que resolveu 33,6% das reclamações em 2011.

OUTRO LADO

Em nota oficial, a Claro informou que avalia o resultado do estudo e "tem trabalhado para a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados aos consumidores". A operadora de telefonia celular disse ainda investir em novas tecnologias e plataformas e estar à disposição para "atender aos casos por atendimento telefônico, pessoal, por e-mail, blog corporativo, Twitter, Facebook e Orkut".

Já a AES Eletropaulo afirma que as reclamações "'não atendidas' são aquelas analisadas pela concessionária, de acordo com a regulamentação setorial, e classificadas como improcedentes". Segundo a distribuidora de energia, o Procon não acata esse tipo de conclusão apresentada por ela.

A LG cita investimentos, por exemplo, de R$ 2 milhões, em 2012, para inaugurar a primeira assistência técnica da empresa no país e disse "ter reduzido o número de reclamações em 50%, se comparado a 2011".

Por sua vez, a Máquina de Vendas informa ter aderido neste ano ao Projeto de Indicadores Públicos do Sindec (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor), o que ajudou a companhia a diminuir em 57% a quantidade de queixas nos Procons registradas em agosto de 2012, na comparação anual.

O Carrefour afirmou que "o número divulgado pela Secretaria Nacional do Consumidor refere-se à soma de dois negócios distintos: Carrefour Comércio e Indústria e Carrefour Soluções Financeiras". A empresa informou ainda que, "nos últimos meses, promoveu a unificação de suas células de atendimento aos Procons, referentes às suas operações de loja física e virtual" para que possa atuar de forma padronizada nas recomendações das entidades.

Nenhum comentário: