sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Pedro Simon denuncia CPI no Conselho de Ética


Indignado com a interrupção dos trabalhos da CPI do Cachoeira, suspensa até 9 de outubro por causa das eleições municipais, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) decidiu requerir que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado investigue os parlamentares que compõem a comissão. No pedido, o peemedebista solicita que o conselho "instaure procedimento investigatório com o propósito de verificar se os Senhores Senadores que integram a CPMI "Vegas/Monte Carlo" (ou CPMI do Cachoeira), especialmente os que compõem o grupo majoritário naquele colegiado, estão atuando em desacordo com os postulados elementares do decoro parlamentar".
Em sua representação, o senador diz que "salvo melhor juízo", parece que "o comportamento da maioria dos Senhores Senadores tem sido o de evitar que o Inquérito Parlamentar em curso avance além do que a Polícia Federal já desvendou nas chamadas operações 'Vegas' e 'Monte Carlo'". Isso configuraria irregularidades incompatíveis com o decoro parlamentar, acrescenta o requerimento.
O peemedebista reclama que, para evitar o aprofundamento das investigações, "até hoje pairam nos armários da CPMI importantes requerimentos apresentados em abril, quando do início dos trabalhos". "Trata-se de algo inadmissível e que não decorre de desídia, mas de óbvia orientação política para frear determinadas linhas de investigação", reclama.
"Agora, nesta semana, entretanto, quando o Senado Federal está trabalhando em esforço concentrado, por que a CPMI resolveu não funcionar? Seria um óbvio contrassenso lógico!!! Mas a explicação é política, ética e moral: as lideranças, reunidas no dia 25 de agosto, adotaram uma decisão que significa sabotar os trabalhos', denuncia o senador.
Simon finaliza seu requerimento dizendo que a Corregedoria e o Conselho de Ética do Senado Federal "precisam, urgentemente, analisar a atuação dos membros desta Casa que estão coniventes com as irregularidades apontadas".

Nenhum comentário: