quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Aliança eleitoral é mistura de açaí, acari, tucupi e ovo frito

Olhem aqui.
Peguem uma colher, das grandes, de sorvete de açaí daqueles diliciosos da Cairu, misturem a uma cabeça de peixe - de preferência acari, os da região do Baixo Amazonas -, acrescentem tucupi e, para fechar a receita, adicionem um ovo frito (apenas um, senão amarga).
Feito isso, ponham num liquidificador e batam.
Batam bem.
Liquidifiquem bem.
Ponham para bater durante uns cinco minutos, porque a cabeça do acari precisa, é claro, ser triturada, ser liquidificada.
Pronto. Quando acabar, despejem a coisa numa tigela.
O que vocês virem dentro da tigela, ali estará uma aliança eleitoral.
Ali estará o feitio, o gosto, a textura, o formato, a cor de uma composição eleitoral.
Alianças eleitorais têm a mesma harmonia, a mesma coerência, a mesma sintonia dos ingredientes de uma vitamina feita de sorvete de açaí, cabeça de acari, tucupi e ovo frito.
Alianças eleitorais, enfim, não exprimem nada.
Exprimem apenas o absurdo.
Vejam estas eleições.
O DEM, no Amapá, disputa o segundo turno.
Clécio Luís, filiado ao partido, concorre contra o atual prefeito Roberto Góes (PDT). Clécio teve 27,89% dos votos válidos no primeiro turno, atrás do candidato à reeleição, com 40,18%.
E aí?
E aí que o PSOL, um partido que diz representar a esquerda, vai apoiar o DEM, que o próprio PSOL, com todas as letras, com todas as convicções, identifica como um desses partidos chamados tradicionais, de direita, fisiológico e outros qualificativos mais.
E em Belém?
Aqui em Belém, o PSOL não hesitou em procurar o PP de Gerson Peres para fazer uma aliancinha. O PP, igualmente, sempre foi associado ao que os psolistas chamam de filhotes da ditadura. O PP, de fato, tem na sua gênese a Arena, o partido que dava sustentação à ditadura. A Arena gerou o PDS, que perfilhou o PP.
Temos mais, em termos de alianças aqui em Belém.
O PSC aliou-se ao PMDB no primeiro turno. Fê-lo (para seguir as ênclises janistas), acredita-se, por identificação de propósitos, objetivos, princípios.
Pois o PMDB, aliado do PSDB, partido de Zenaldo Coutinho, não optará por ninguém no segundo turno. Mas o PSC, aquele que estava com o PMDB, presumidamente por convergência de propósitos, já embarcou na canoa de Zenaldo.
É uma salada, fora de brincadeira.
É uma vitamina feita de açaí, acari, tucupi e ovo frito.
Por isso é que essas alianças deveriam ser fechadas em praça pública, debaixo das mangueiras, pra todo mundo ver em que termos são fechadas.
Serão fechadas por princípios?
Propostas?
Projetos?
Serão mesmo?

2 comentários:

Adelina Braglia disse...

Bom dia, caro Paulo:

na pós-modernidade (uso o velho hífen para tudo porque não consigo ser pós-moderna) as alianças são tão "pragmáticas" que chegam a dar enjôo. Tal qual a receita da vitamina de açaí. Mas, cá pra nós, fiquei muito curiosa pra saber quem é o ovo frito...he..he..he...

Abração.

Anônimo disse...

Apoio fechado sobre princípios? O PDT apoiando Edmilson porque o programa prioriza a educação? Dei boas risadas. É mesmo brincadeira.

Vão para o ralo as ideologias, crenças religiosas ou propostas políticas, tudo de modo a captar o apoio de siglas e políticos de categoria duvidosa.

Apoios em 2º turno têm um só objetivo : cargos no governo. Simples assim.

Kenneth Fleming