terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Trote a hospital reacende debate sobre poder da mídia

Do Portal Imprensa


A morte da enfermeira que deu informações sobre o estado de saúde de Kate Middleton após cair em trote de uma rádio causou indignação nas mídias sociais. Segundo a Reuters, críticos alertaram que as rápidas mudanças na imprensa podem ter dado às pessoas uma maior liberdade, mas também liberado algo que pode ser prejudicial.
De acordo com a agência, nesta segunda-feira (10/12), as ações da proprietária da emissora de rádio 2Day FM, responsável pelo trote, caíram 5 por cento graças à reação do público.
"Há uma lição nisso para as organizações de mídia em toda parte, e para os jornalistas e personalidades da mídia, e é a de que eles precisam olhar para os padrões da comunidade e se autorregularem melhor", explica Jim Macnamara, analista da mídia da Universidade da Tecnologia de Sydney, na Austrália.
Macmara aponta que "a condenação que a mídia social fez da morte de [Jacintha] Saldanha deveria provocar uma reavaliação da ética na era das notícias de celebridades".
O aparente suicídio da enfermeira Jacintha Saldanha se dá em meio a outro escândalo da mídia britânica, o de escutas telefônicas envolvendo um veículo de Rupert Murdoch.
A colunista Jennifer Hewett escreveu no Australian Financial Review que "o que está claro é que em breve olharemos para trás para contar os custos de montagem e a força destrutiva, assim como os grandes benefícios da explosão da comunicação em uma mídia de todos, para todos e o tempo todo no mundo".

Nenhum comentário: