quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"Para a Celpa, somos mesmo uns imbecis"

Meus caros - e caras.
Em Belém - e por extensão no Pará -, não são apenas as operadoras de telefonia celular que são um caso de "puliça".
As operadoras, claro, excedem a si mesmas na arte incomparável de esfolar a paciência dos usuários e tratá-los mal, muito mal.
Mas há outras empresas que, fora de brincadeira, são de indignar qualquer um.
A Celpa, por exemplo. Esse empresa desperta em nós os nossos mais primitivos instintos.
A Celpa, vocês sabem, é aquela que, quando sob as rédeas do Grupo Rede, levava consumidor a fechar rua; ou a fazer protesto diante de portão - literalmente.
Aí, veio essa Equatorial.
E a Celpa? No quesito atendimento, está a mesma coisa, senão pior do que antes.
Leiam o relato abaixo.
Foi encaminhado pela jornalista Lilian Leitão à Ouvidoria da Celpa.
No texto que mandou para o blog - e também disponível no Facebook -, a jornalista, por questões de segurança, omitiu apenas o número da unidade consumidora e do seu pai.
No mais, é só vocês lerem e constatarem se, como diz a Lilian, não somos todos nós, realmente, uns imbecis para a Celpa.
Leiam e confiram.

----------------------------------------


Sra. Ouvidora Edilene da Mota Moraes,

Desde as 18h de ontem [quarta-feira] estou solicitando o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica para minha residência, cuja unidade consumidora é xxx e está em nome de meu pai, xxx. Antes que me criem ainda mais dificuldades, informo que eu estou fazendo as reclamações pelo 0800 porque meu pai é quase totalmente surdo, o que dificulta qualquer comunicação com a Celpa – tarefa, aliás, que já é difícil para quem consegue se comunicar sem dificuldades.
Pois bem, já fiz seis ligações para o 0800 e depois da primeira ligação o que constatei foi que vocês conseguem prestar um atendimento que mescla descaso com incompetência. Vejamos:

1. Liguei às 18h, o atendente me pediu várias informações e disse que a solicitação de serviços havia sido processada, restando esperar. O protocolo é 32112026.
2. Liguei novamente horas depois e o atendente me disse que o serviço de atendimento do 0800 não poderia ajudar em mais nada, pois o setor não tem contato com a equipe do plantão de rua. Neste momento percebi que íamos ter que contar com a sorte. O protocolo desse atendimento é 32111734.
3. Horas depois, liguei novamente para o 0800. A moça que me atendeu, irritada não sei com o quê, já que não estava no calor e nem virando comida para carapanãs, e repetiu, várias vezes: “Senhora, não temos contato com a equipe de rua”. Eu pergunto, senhora ouvidora: como assim? Na era do celular ninguém do 0800, fora do horário de expediente, tem como entrar em contato com a equipe de rua? Não podem dar sequer uma previsão? E não me venham dizer que ontem foi dia de chuva forte e por conta disso as demandas aumentaram. Isso todo mundo sabe, não precisa ser da Celpa. Cabe à empresa, por isso mesmo, reforçar o plantão de manutenção. Em outras palavras: pôr mais equipes na rua.
O protocolo deste atendimento talvez seja 32114014. Não tenho mais certeza porque no escuro é difícil anotar. E também perdi a paciência para ficar escrevendo números que não valem de nada.

4. Quarta ligação, às 23h45, foi hilária – graças a Deus sem tragédia. Respirei algumas vezes e disse ao rapaz do 0800 que me atendeu que o painel do poste que fica em frente à minha casa estava soltando faíscas – e estava mesmo! Ele me deu a resposta que ouvi a noite toda: "Não posso fazer nada, não temos contato com a equipe de rua". Aí perguntei: "Quer dizer que se isso aí pegar fogo vou ter que me acudir com os Bombeiros?". Ele disse: "Exatamente, senhora". Teve nem vergonha de falar uma coisa dessas para um consumidor que tem quatro filhos, dois idosos em casa... ah, e três cães e um gato... e estava com medo de incêndio. Eu disse ao educado rapaz: "Espero que isso não aconteça na sua casa" e, lógico, desliguei na cara dele, que não tenho sangue de barata. Me arrependo amargamente de não ter metido a mãezinha dele no meio.
Moral da história: para a Celpa, somos mesmo uns imbecis. Não dormi, nem meus filhos, nem meus pais idosos, estamos todos picados - espero que a dengue fique longe, mas para isso só contando com a sorte -, ninguém foi para a escola, hoje é outro dia e nada da droga da Celpa aparecer.
Mais uma coisa, senhora ouvidora: parabéns, vocês ganharam a perícia do Detran em incompetência. Eles, pelo menos, mantêm os peritos com um celular e dão uma posição, por mais ruim que seja, de atendimento. Vocês demonstraram total e irrestrito descaso para com as necessidades dos seus clientes. E olha que fornecimento de energia elétrica é serviço essencial.

3 comentários:

Anônimo disse...

Essa porcaria "vai estar atendendo"(gerúndio idiota!) quando bem entender e quiser.
E não há nenhuma agência reguladora que tenha coragem de se manifestar, pois todas estão aparelhadas (cabides de empregos cumpanherus).

Anônimo disse...

Que tal uma campanha para termos na Presidencia da Cosanpa um bombeiro hidraulico? O que vemos é que entra Governo e sai Governo e esta empresa não fornece com satisfação agua para os moradores de Belem e varios municipios. Como geralmente esta companhia é gerida por indicação politica sendo que tais dirigentes muito das vezes não sabem diferenciar agua de gasolina tal o seu desconhecimento sobre o funcionamento desta empresa. A muito vemos nos jornais e televisões a mostrar os problemas que sofremos com a falta deste precioso liquido. Um bombeiro hidraulico para Presidente da COSANPA!

Anônimo disse...

Pior é que teve uma juíza de falência que deixou a celpa aumentar a tarifa. Resultado: nosso desconto na conta será de 5% na verdade, pois ela, a ju+iza, deixou aumentar 13%. Pior é que o processo corre na justiça do estado!!! Cadê o ministério Público Federal para pedir o deslocamento à justiça federal?? Afinal, pedido de recuperação judicial e decisões dessa natureza não se confundem com pedido de aumento de tarifa, que só pode ser autorizada por agência reguladora. Parece que a Aneel vinculou o aumento ao pagamento de uma dívida da celpa com a União e a juíza afastou essa determinação da aneel, permitindo que a celpa aumentasse sem pagar o que devia a União.
Resultado: porrada na cabeça do povo e calote na União!