terça-feira, 21 de maio de 2013

Em três anos, o clima de esgarçamento avança


Em 2009, precisamente no dia 20 de maio, o Espaço Aberto, numa postagem intitulada Uma aliança que virou ilusão de ótica, ressaltava que não passava de uma ficção, de uma ilusão de ótica (conforme o título) a aliança entre o PMDB e o PT de Ana Júlia Carepa.
Eram tempos de debandada.

Eram tempos de rompimentos.
Eram tempos de ânimos acirrados.
Dizia então o blog:

A debandada do PMDB não se restringe apenas à diretoria do Ofir Loyola.
A bancada se reuniu ontem e decidiu apoiar o partido, que resolveu abrir mão de todos os cargos na estrutura da Secretaria de Saúde, inclusive as Regionais da Sespa no interior do Estado.

Três anos depois, precisamente, o clima de rompimento é o mesmo.
As animosidades, se não chegam a ser tão estrepitosas como àquela altura, começam a fincar raízes.
Os cargos que o PMDB ainda detém no governo tucano de Simão Jatene, se ainda não começaram a ser devolvidos, estimulam os tucanos a fazer algumas cobranças sobre os porquês de manter, na condição de aliados, personagens que, notoriamente, vão se distanciando do governo e, por distanciarem-se, não guardam mais compromissos de fidelidade que normalmente devem ser observados pelos integrantes de uma aliança partidária.
Mesmo assim, diante do notório esgarçamento da corda que está por um fiapo para se romper de vez, tucanos há que preferem esperar um pouco.
Acham que não devem pedir ao PMDB que devolva o quinhão.
Preferem que o PMDB, de moto próprio, como se diz, devolva o quinhão que tem.
Por enquanto, todavia, isso não deve ocorrer, não.

5 comentários:

Anônimo disse...

É bom não se esquecer da COSANPA onde o PMDB a muito tempo comanda esta Empresa e tem a maioria dos cargos comissionados. Barco furado bem carregado e o PSDB deveria tomar estes cargos em virtude destas trairagens do PMDB, o partido das barbalhidades.

Anônimo disse...

Nesses casos citados eu fico pensando que ninguém se elege para o executivo estadual sem a força do PMDB. Gostemos ou nao.

Anônimo disse...

E palmas para o graaaaaaande Joaqui Barbosa,que mandou mais uma verdade verdadeira:
"-...os partidos políticos brasileiros são todos de...mentirinha. Nenhum tem ideologia, todos são tem apenas interesse no PODER PELO PODER.
A cumpanherada tá "revortada"!!!
A esquerda, "proprietária" dos pobres, se doeu.
Uia!

Anônimo disse...

A ordem no PMDB é sugar até a carniça. Depois sai fora. Este é o PMDB de sempre. As secretarias e as assessorias serão chupadas até o último minuto. A chapa já está até montada: governador (PMDB), Vice (PT) e senador (PT). Quem viver verá.

Anônimo disse...

Eu também não gosto do PMDB, porém, o povo que se mete com ele não é melhor não, é igual ou pior. Ficam reclamando depois.