sexta-feira, 24 de maio de 2013

Luís Roberto Barroso merece o STF. E o STF o merece.

Luís Roberto Barroso: no Supremo, ele poderá defender teses brilhantes. Inclusive as de Luís Roberto Barroso
É isso, meus caros.
Luís Roberto Barroso.
Ele é o cara.
Nos últimos anos, é a melhor indicação que um presidente da República já fez para o Supremo Tribunal Federal.
O Supremo que é uma espécie de casa da Luís Roberto Barroso.
No Supremo, suas teses são expostas.
No Supremo, ele é frequentemente citado, como também o é em sentenças e decisões de todas as instâncias - do juízo de primeiro grau até os tribunais superiores.
No Supremo, ele já despontou em memoráveis defesas de clientes, defendendo-os ancorado em princípios e valores, às vezes acendradamente progressistas para gostos mais conservadores.
No Supremo, da tribuna da advocacia, ele esboçou argumentos que configuravam a crença no Direito e nas leis como instrumentos de estabilidade social, que necessariamente não deve excluir - nunca - a diversidade e o contraponto entre as ideias.
No Supremo, ele usou a linguagem escorreita, sem descambar para o pedantismo de querer complicar o fácil apenas para revelar falsas erudições.
No Supremo, ele já falou muitas vezes como um professor, sem, entretanto, vestir a couraça dos que pretendem passar por detentores únicos, cativos, exclusivos do conhecimento - de todos os conhecimentos.
O poster sempre foi um admirador de Luís Roberto Barroso.
E quem ainda não é, talvez sê-lo-á (com a licença das próclises, mesóclises e ênclises janistas) quando ele estiver no Supremo, defendendo teses brilhantes.
Inclusive as teses dele mesmo, Luís Roberto Barroso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Huummm...Jurista brilhante, sim, mas era um "eterno candidato" ao STF, sempre preterido. Por que foi escolhido agora? Suas opiniões externadas em entrevistas para a TV durante o julgamento da AP 470, favoráveis à absolvição de "alguns" mensaleiros (certamente os do "núcleo político"), e a sua notória ligação ao Sérgio Cabral e ao Dirceu, terão sido determinantes na escolha? Cada vez mais me convenço da necessidade de mudanças nas regras de investidura dos ministros dos Tribunais Superiores.

Mary disse...

Brilhante sim, humanista sempre, excelente escolha para substituir o ministro Ayres Britto, outro humanista. Foi preterido qdo o Toffoli foi escolhido, fato lamentável considerando o brilhantismo do Professor Luiz Barroso.

Bjus!

Mary Cohen

Anônimo disse...

Para quem não sabe, ele também defendeu o ex-ativista italiano Cesare Battisti do pedido de extradição, aquele criminoso italiano que vive hoje aqui no Brasil, certamente as custas nossas.
Será que tem algum otário por ai que acredita que Battisti tinha dinheiro pra pagar o Barroso????
Ou tem algum lúcido que percebeu a ligação dele com o José Dirceu e o Tasso Genro.