terça-feira, 16 de julho de 2013

Salinas ganha associação de amigos

Do jornalista Francisco Sidou, por e-mail.

Já está oficialmente fundada a nova Associação dos Amigos de Salinas. O evento ocorreu no último sábado, no sítio ecológico "Vivenda dos Lucena" , localizado no Km 3 da Rodovia PA-124, bem pertinho do trevo do Atalaia. O ato contou com a presença de vários sócios-fundadores e foi prestigiado pelo Secretário de Meio Ambiente de Salinas, Charley Carneiro, no ato também representando o jovem prefeito municipal, Paulo Henrique Gomes. Falando na ocasião, Charley elogiou a iniciativa de um grupo de profissionais e técnicos que pretendem colaborar com a gestão pública visando oferecer melhores condições ao turismo e ao meio ambiente em Salinas. Em nome da Comissão Provisória, o jornalista Francisco Sidou agradeceu a presença do Secretário Charley Carneiro e justificou a ausência do Secretário Adenauer Góes, titular da Secretaria de Turismo do Estado do Pará, que o autorizou a transmitir aos presentes seu integral apoio ao movimento de ação voluntária visando uma Salinas melhor.
Sidou fez breve explanação sobre a missão da entidade, destacando algumas ações já programadas para viabilizar os projetos em fase de elaboração pela equipe técnica voluntária da Associação, da qual fazem parte, como diretores inclusive, os engenheiros Francisco Pacheco e Cláudio Dusik, ambos especializados em Saneamento Básico e Gestão Ambiental. Entre esses projetos, o da criação de uma Cooperativa de Catadores de Lixo, que poderá dar emprego e renda para os trabalhadores informais do atual Lixão da cidade, que será desativado por exigência legal. Outro projeto diz respeito à padronização das barracas da Praia do Atalaia, em parceria com a Prefeitura Municipal, Associação de Barraqueiros e empresas interessadas. Esse projeto também prevê a padronização dos abrigos na praia, com lixeiras para degustação toc-toc, além de contêineres em áreas delimitadas pela Prefeitura. Qual a ação da Associação dos Amigos de Salinas ? - Sidou responde: Oferecer os projetos ao poder público estadual e municipal, indicando inclusive as fontes onde buscar recursos a custo zero para implementar ações e projetos ambientais e turísticos em Salinas. As empresas serão incentivadas a fazer parcerias com a Prefeitura de Salinas e Associação de Barraqueiros "bancando" a confecção das barraquinhas na praia mediante a contrapartida de veiculação de mensagens publicitárias na maior vitrine do Pará, que é a Praia do Atalaia. Outro projeto objetiva a modernização do transporte público, com a aquisição por empresas interessadas, mediante licitação pública, de modernos ônibus jardineiras para transporte regular de moradores e turistas. A Associação vai apresentar todos esses projetos ao Prefeito de Salinas, em audiência especial, já solicitada através do Secretário do Meio Ambiente, Charley Carneiro.    
Fazem parte da primeira diretoria da Nova Associação dos Amigos de Salinas: Francisco Sidou (jornalista); Madson Paz de Souza, técnico da área de Planejamento e Marketing; Araran Cezar de Lucena ( empresário salinense da área de informática e telecomunicações) , Mauro Barbalho (economista); Francisco Pacheco( técnico em Planejamento e Gestão Ambiental) e Claudio Dusik (engenheiro com especialização em Planejamento e Gestão Ambiental). Os interessados em participar, como sócios-fundadores, da Nova Associação dos Amigos de Salinas ainda poderão se habilitar, até o dia 30 de julho, assinando a Ata de Fundação, que está à sua disposição, no horário comercial, na "Dataline Informática" em Salinas, na saída da cidade, lado esquerdo da pista, oposto ao das grandes farmácias. Detalhe: a Associação ainda não tem presidente. O cargo (não remunerado, como o de todos os diretores) está vago. Procura-se um. Requisito indispensável: amar Salinas. Desejável: Juiz ou Promotor do Meio Ambiente (aposentado, de preferência). Contatos: 8186-1989 (Sidou) e/ou 8936-0101 (Araran).

Nenhum comentário: