sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Empresa alerta para "riscos" à ocupação de projeto

Numa nota que intitulou "Alerta à Sociedade do Pará", a Colossus Mineração alerta para o que classifica de "graves riscos provocados pelo incentivo à violência e ameaça de ocupação ao projeto Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM)", desenvolvido em Curionópolis, no sul do Pará. A ocupação está marcada para este domingo. A empresa diz que o Ministério Público já tem conhecimento do assunto e informa que também já alertou os governos estadual e federal.
A Colossus menciona nominalmente o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS) e diz que o "clima de insegurança" ganhou força depois de uma audiência pública que o parlamentar promoveu no último dia 16 de agosto.
Em pronunciamento da tribuna da Câmara, nesta semana, Jordy denunciou o que considera regime de exploração a que são submetidos os garimpeiros de Serra Pelada (PA) pela Colossus, que há sete anos vem atuando na mineração.
O parlamentar afirmou que “o regime de exploração e de trabalho degradante em Serra Pelada continua o mesmo das décadas de 70 e de 80”, disse que os garimpeiros estão sendo logrados, porque só recebem 25% daquilo a que realmente têm direito e acrescentou que o Ministério Público está apurando se há um conluio entre a empresa e a Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp).

"Inverídicas"
"As afirmações do parlamentar são todas inverídicas: não há extração de ouro em Serra Pelada, não há e nem haverá garimpo manual e as obras de implantação do projeto obedecem rigorosamente à legislação de saúde e segurança do trabalho", diz a Colossus, na nota que divulgou.
Segundo a empresa, um acordo assinado em 2007 previa inicialmente 51% para a Colossus e 49% para a Coomigasp. "Ambos os parceiros tinham obrigações de investimento proporcionais às suas participações acionárias. Mesmo com recursos disponíveis, a Coomigasp optou por não investir no projeto. Dessa forma, a cooperativa poderia ter seus percentuais totalmente diluídos, não recebendo os lucros da futura operação", explicou a empresa.
Abaixo, o inteiro teor da nota da empresa:






Nenhum comentário: