sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Exposição retrata mapa mineral do Pará

O Brasil possui grande potencial mineral, concentrando as maiores reservas mundiais de nióbio, com 85% das jazidas existentes. É também o terceiro maior produtor de minério de ferro, gerando em torno de 400 milhões de toneladas, o que equivale a 18% do total mundial (2,2 bilhões de toneladas). Destaca-se, ainda, como a terceira maior reserva de bauxita, com 13% das jazidas. Nesse cenário promissor, o Pará desponta como grande potência, concentrando os principais empreendimentos minerais do país. Até 2017, serão injetados no setor US$ 46 bilhões em investimentos.
Com o objetivo de retratar a pujança dessa diversidade mineral no estado, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) realizam nesta sexta-feira, 30, às 17h, na Casa da Mineração, a exposição "As riquezas minerais do Pará". A mostra trará um mapa mineral do Pará, destacando os principais projetos em operação e em fase de implantação das empresas associadas ao Simineral e ao Ibram.
A exposição dedicará uma sala especial para o projeto S11D, considerado o grande referencial em tecnologia e inovação no setor mineral. Localizado na serra sul de Carajás, o projeto tem um investimento previsto de US$ 8,089 bilhões para o desenvolvimento de mina e usina de processamento, e capacidade nominal de 90 milhões de toneladas métricas anuais de minério de ferro com teor médio de 66,7% de ferro e baixa concentração de impurezas. Sua operação está prevista para o segundo semestre de 2016.

Cotidiano
A mostra também destacará painéis que retratam o uso e as aplicações dos minérios no cotidiano das pessoas. A bauxita, por exemplo, serve como matéria-prima para fabricação do alumínio, base de inúmeros produtos usados no dia a dia, como panelas, latinhas, peças de automóveis e aviões, cabos elétricos, entre outros. Já o caulim é considerado um dos minerais mais versáteis da indústria e, por isso, é utilizado em diversas aplicações. Dentre elas, destacam-se a indústria de papelaria, tintas, cerâmica, plásticos, borracha, catalisadores, fibra de vidro, farmacêutica, cosméticos, adesivos e fertilizantes.
"Além de expor a mineração de forma didática para a população, queremos evidenciar sua importância e de que ela está indissociável da nossa realidade. Da moeda ao eletrodoméstico, tudo é feito a partir do minério, seja ferro, cobre, aço ou alumínio. A exposição é mais uma forma de interagir com a sociedade, mostrando todo o potencial que nosso estado possui", ressalta José Fernando Gomes Júnior, presidente do Simineral.

SERVIÇO
Exposição "As riquezas minerais do Pará"
Dia: sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Hora: 17h
Local: Casa da Mineração - Avenida Rui Barbosa, n° 1536, entre as Avenidas Braz de Aguiar e Gentil Bittencourt, bairro Nazaré


Fonte: Assessoria de Imprensa do Simineral

Um comentário:

Anônimo disse...

Engraçado, falasse em $$$$$ bilhões e não vejo este retorno para o nosso Estado. Qual será o motivo?