sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Supera Belém promove inclusão de pessoas com deficiência

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência terá programação inédita em Belém, neste sábado (21), para comemorar a data. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer leva ao Portal da Amazônia o Supera Belém,um projeto de inclusão e integração que vai reunir atletas e não atletas, portadores de
necessidades especiais e não portadores, crianças, jovens e adultos em uma prova de 10 quilômetros, chamada de Circuito Vida.
O Circuito Vida não será uma caminhada ou corrida, será uma oportunidade de integração e superação para cada um dos participantes, divididos em equipes de 10 integrantes cada uma.
Uma das equipes inscritas é do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (Nate), que trabalha com autistas. Selma Nascimento, professora de Educação Física, buscou ajuda com os amigos para montar o grupo e está feliz com a oportunidade de integrar. O Nate vai participar com um aluno de 10 anos de idade na categoria deficiente locomotor, um desafio, de acordo com a professora, já que os autistas muitas vezes desistem no meio do caminho precisam de estímulo constante. “Achei a ideia do Circuito maravilhosa sob o aspecto da inclusão, porque os autistas não participam de nada por causa da dificuldade de concentração. Então, vimos nesse evento uma oportunidade de mostrar nosso trabalho”, afirmou.
Também professor de Educação Física, Eliseu Teixeira trabalha com pessoas com deficiência há 15 anos e é responsável pela equipe da Fundação Pestalozzi que vai participar do Circuito. “Nunca vi nada parecido com o Supera Belém. Achei a ideia maravilhosa, uma grande oportunidade para mostrar o potencial da pessoa com deficiência, do que são capazes e que são cidadão como qualquer outra pessoa”, concluiu o professor.
“É um evento diferenciado,que nunca foi feito  pelo poder público no Pará. Nem uma prefeitura e nem mesmo o governo do estado fez uma programação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, então nós fizemos esse projeto em que alcançamos o esporte, a cultura e a cidadania”, explicou o secretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Thalles Belo. Ainda de acordo com o titular da Sejel, “projetos como esse mostram o compromisso do governo municipal com os portadores de necessidades especiais, porque quando um município puxa para si essa responsabilidade  ele está dizendo que tem que ter políticas públicas e programas de inclusão”.
A programação do Supera Belém começa às 17h com o Circuito Vida onde equipes compostas de 10 integrantes cada vão percorrer o circuito de 10km numa prova de revezamento entre os atletas das seguintes categorias: deficiente visual, adulto de 36 a 59 anos, deficiente locomotor (Paralisia Cerebral, Hemiplegia e Distrofia Muscular),skate (16 a 35 anos), deficiente auditivo, terceira idade masculino ( + de 60 anos), deficiente intelectual, terceira idade feminino ( + de 60 anos),patins ( 9 a 15 anos) e cadeirante. Cada participante percorrerá um quilometro até passar o bastão para o próximo.
A partir das 18h as quadras localizadas na orla serão tomadas por atletas especiais em jogos apresentação de esportes adaptados como basquete e handebol em cadeira de rodas, futsal para deficientes visuais e auditivos e voleibol sentado. Umas das quadras será reservada para as crianças participarem do projeto Brinca Belém.
No palco haverá apresentações culturais com alunos das escolas Álvares de Azevedo e Yolanda Martins, além da Fundação Pestalozzi e integrantes do Programa Esporte Sem Barreira e Escola Municipal de Dança, ambos da Sejel. Haverá ainda show com a banda Cegos e Nó Cegos, composta por deficientes visuais.

Fonte: Comus/Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Nenhum comentário: