terça-feira, 29 de outubro de 2013

Estabelecimentos fecham durante "desordem" na Doca

Do G1 Pará

Um suposto arrastão fez estabelecimentos fecharem as portas na avenida Visconde de Souza Franco, um dos locais mais nobres de Belém, na noite de domingo (27). De acordo com a Polícia Militar, o que houve foi uma "desordem generalizada, com várias pessoas correndo e gritando durante uma briga". Diversas viaturas foram enviadas ao local, mas ninguém foi preso.
O artista visual Victor de La-Rocque estava em no restaurante Xícara da Silva, localizado na avenida Visconde de Souza Franco, entre as ruas Tiradentes e Boaventura da Silva, e fala do pânico vivido pelos clientes do local durante o tumulto. "Estava no meio do fogo cruzado de um grande arrastão de assalto, pedras voando e entulho de rua, muita gritaria. Algumas pessoas do arrastão tentaram entrar no restaurante. Foi um pânico geral", relata. Ainda de acordo com Victor, a carros foram quebrados e uma pessoa ficou ferida.
O G1 tentou contato com o restaurante Xícara da Silva, mas foi informado que a gerente estava reunião. Uma funcionária confirmou o caso de tumulto, e disse que as portas do restaurante tiveram que ser fechadas para a segurança dos clientes. "Mas só foi do lado de fora. Não aconteceu nada com ninguém aqui dentro", reforçou Cleide, que não quis divulgar o sobrenome.
A PM negou que tivesse sido registrado algum caso de roubo e afirmou que ninguém ficou ferido. Segundo o major Leno Carmo, da PM, uma desordem generalizada tomou conta da avenida. "Foi uma grande desordem. Segundo informações, houve uma briga no local. Mas não foi registrado nenhum assalto". De acordo com o major, além de viaturas da PM, equipes da Rotam (Ronda Ostensiva Tática Metropolitana), Rocam (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas), e Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foram acionadas para conter o tumulto.

Tumulto na Praça da República
O caso ocorreu na mesma noite em que foi registrado um confronto entre dezenas de jovens na avenida Presidente Vargas, próximo s Visconde de Souza Franco. Por volta de 23h30 do domingo (27), grupos entraram em confronto em diversos pontos da Praça da República, e jogaram paus e pedras uns contra os outros. Carros e prédios chegaram a ser atingidos. Ninguém foi preso.
Um grupo veio da avenida Governador José Malcher, em direção a Praça da República. Outro grupo estava na avenida Assis de Vasconcelos, onde começou a briga. "Foi uma briga generalizada. Vi muito vidro quebrado, muita garrafa voando, pau, pedra. Foi impressionante porque não era um foco de briga, mas vários: a praça virou um campo de guerra", conta o advogado Fernando Gurjão Sampaio, que registrou o tumulto da janela do seu apartamento.
De acordo com a Polícia Militar (PM), o tumulto envolveu jovens que costumam ficar da Praça da República durante as noites de domingo. "São jovens vestidos de preto, daqueles grupos que costumam ficar na praça domingo a noite. Como nosso efetivo ficou no avenida Nazaré, no encerramento da quadra nazarena, eles ficaram livres e aproveitaram que estavam sem vigia", relata o major Leno Carmo, da PM.
Além da PM, homens da Rotam atuaram no caso. Nenhum suspeito foi preso. "Só dispersamos. Era uma briga entre jovens, então não prendemos ninguém", completou Carmo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa praça é só cachaça!

Anônimo disse...

Tudo "manifestantes"...então tá.