quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Supermercados vão monitorar cadeia produtiva de alimentos


Os supermercados paraenses vão rastrear as frutas, legumes e verduras durante o fluxo da cadeia produtiva. A ideia é monitorar o uso de agrotóxicos utilizados na produção destes alimentos. A novidade foi apresentada ontem, durante o segundo dia a Supernorte, que termina hoje. O controle será feito a partir do programa de Rastreamento e Monitoramento de Agrotóxicos (Rama), que foi recomendado aos empresários do varejo paraense, pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Márcio Mila. Com a adesão ao Rama, a Aspas é a terceira entidade estadual a adotar o programa, que hoje já é utilizado em Santa Catarina e Rio Grande do Norte. De acordo com Mila, o Rama está programado para abranger todos os Estados brasileiros por meio da sinergia de ações com as 27 Associações Estaduais de Supermercados. Ele garante que as coletas técnicas no Pará devem começar ainda este ano, e serão feitas pela empresa especializada Paripassu.
O Programa permitirá aos supermercadistas paraenses o monitoramento das frutas, legumes e verduras comercializados na loja, por meio de análises de resíduos de agrotóxicos realizadas com amostras recolhidas nas próprias gôndolas. "A grande vantagem é que o rastreamento dos produtos nos dá maior precisão na identificação da origem dos problemas", explica, frisando a importância também da participação dos produtores. "Esse é um trabalho que a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), bem como o Ministério da Agricultura está desenvolvendo, de forma mais estruturada e aprofundada em cima dos produtos que recebem agrotóxicos na sua produção", informa. Para Mila, as redes supermercadistas estão conscientes da sua responsabilidade sobre oferrecer alimentos seguros e saudáveis. "O Ministério da Agricultura vem fazendo um grande trabalho, através da produção integrada no campo, com os produtores, que entra não apenas na questão da administração do agrotóxico, mas também da cultura", completa.

Um comentário:

Jornalista disse...

Os supermercados precisam monitorar, primeiro,suas próprias gôndolas, cheias de produtos vencidos e de frutas e verduras passadas e, muitas vezes, estragadas. Isso, quando os refrigeradores não estão com defeito, pingando e molhando tudo em volta.