segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Tribunais já cumpriram 61% da Meta 18

Do Última Instância

Os Tribunais de Justiça dos três estados da região Sul cumpriram juntos, até esta sexta-feira (18/10), 61,2% dos processos pendentes para o cumprimento da Meta 18 estabelecida pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O objetivo da meta é  julgar até o final deste ano todos os processos de crime contra a administração pública e ações de improbidade administrativa, distribuídos até 31 de dezembro de 2011.
O TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) se destaca, com o cumprimento de 81,65% da Meta, mesmo com o maior volume de processos a julgar à época  da definição do CNJ: 6.442. O CNJ tem uma planilha atualizada em tempo real pelos tribunais, que permite a transparência do processo.
A Meta 18 foi estabelecida no VI Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo CNJ em novembro de 2012, em Aracaju/SE, e abrange também os processos distribuídos à Justiça dos estados e ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).
No TJ-SC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) o cumprimento da Meta está em 52,39%, com o julgamento de 1.242 dos 3.955 processos pendentes de administração pública e ações de improbidade administrativa. Na tentativa de cumprir a meta do CNJ, o presidente do TJ-SC, desembargador Cláudio Barreto Dutra, utiliza as sessões do Tribunal Pleno, realizadas duas vezes ao mês, para conclamar os magistrados a trabalharem nesse sentido.
Desde o início do ano, a presidência do TJ-SC também já enviou três ofícios circulares aos desembargadores para que todos fiquem atentos à necessidade de garantir a celeridade possível no trâmite dos referidos processos.
De acordo com a Assessoria de Comunicação do TJ-SC, projeções estatísticas baseadas na curva de julgamento até agora registradas apontam a expectativa de o Tribunal alcançar 87% da meta no 2º Grau de jurisdição. Em nota, o Tribunal esclarece que tem usado de muito rigor no julgamento dos processos.
“Há preocupação, de forma concomitante, para que a celeridade não atropele a legislação e acabe por permitir, mais adiante, eventual questionamento sobre os feitos e, quiçá, pleitos de nulidade”. No 1º Grau, os mais de 350 magistrados catarinenses, distribuídos entre 111 comarcas, têm o trabalho acompanhado pela Corregedoria-Geral de Justiça, que também envia ofícios e circulares aos juízes, rotineiramente, como forma de incentivo e lembrança pela consecução da meta 18.
Outra estratégia adotada pela CGJ (Corregedoria-Geral de Justiça) é a aposta na total transparência do processo. Em seu site, por exemplo, estão listados todos os processos em tramitação no Estado que tratam do tema  "crimes contra a administração pública e de improbidade administrativa", com acompanhamento em tempo real. Divididos por comarcas, varas e juiz responsável, o site informa a movimentação processual,  o estágio de cada ação e sua localização atual.
No TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul), foi cumprido até esta sexta-feira 49,57% da Meta 18. O volume de processos pendentes no TJ-RS à época do estabelecimento da meta era de 597. Dos processos de crime contra a administração pública e ações de improbidade administrativa, distribuídos até 31 de dezembro de 2011 no TJ-RS,  foram julgados até agora 117. O controle do cumprimento da meta 18 no TJ-RS é feito pela CGJ (Corregedoria Geral de Justiça).

Nenhum comentário: