sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Reviravolta pode mudar tudo em Santa Maria

Então é assim.
Uma reviravolta de última hora nas eleições em Santa Maria do Pará, que no próximo domingo terá novo prefeito.
O TRE, mantendo decisão de primeira instância, indeferiu na sessão de ontem o registro de candidatura da chapa formada por Diana Melo (PR) e Paulo Guerreiro, que concorrem, respectivamente, aos cargos de prefeita e vice-prefeito pela “Coligação Majoritária o Trabalho Continua”, formada ainda pelo PSB, DEM e PMN.
O grupo da candidata do PR sofreu outro revés eleitoral. Seu marido, o prefeito cassado Lucivandro Melo e seu companheiro de chapa nas eleições de 2012, o vice-prefeito também cassado Paulo Augusto Alencar, foram acusados de litigância de má-fé nos processos de exceção de suspeição que ajuizaram contra o juiz Augusto Bruno de Moraes Favacho, da 67ª Vara Eleitoral de Santa Maria do Pará. Resultado: ambos terão que desembolsar R$ 60 mil a título de multas.
E agora? Diana Melo concorre ou não à eleição de domingo?
Há duas alternativas.
Uma: o partido indicar outro candidato.
Outra: Diana disputar a eleição amparada por medida cautelar a ser impetrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
Até ontem à noite, na indicava que Diana Melo viesse a ser substituída. A expectativa, portanto, é que ela dispute as eleições na condição de sub judice.
Mas os prejuízos políticos são inevitáveis para a chapa de Diana, porque eleitores, em situações como essa, não gostam nunca de perder o voto, ou seja, de votar em quem tem poucas condições de se eleger.
É o caso de Diana, que está na incômoda condição de ganhar, mas não levar, ou seja, de ser a mais votada, mas vir a ser, em futuro próximo, condenada em definitivo pelo TSE, quando apreciar o recurso que ela fatalmente deverá impetrar.

Nenhum comentário: