quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A Semob brinda Belém com mais um gargalo. Viva ela!


Ver mapa maior

Olhem só, meus caros.
Se vocês pensam, se nós pensamos que o trânsito em Belém está como está - um caos permanente, dia e noite, noite e dia -, vocês precisam, nós precisamos reformular os nossos conceitos. Urgentemente.
Porque é certo que o trânsito em Belém está como está porque o seu gerenciamento, porque a sua gestão também é um caos.
O órgão de trânsito, seja lá qual for a sigla - que por acaso agora é Semob -, sempre comparece, sempre marca presença com uma notável invencionice qualquer, tirada sabe-se lá de que cartola.
E essas invencionices, fiquemos certos, vão sempre na contramão do bom senso, normalmente atropelam a racionalidade, geralmente colidem com a lógica, confluindo para imprevisões e para tornar mais caótico ainda o que já estava caótico.
Querem saber da última invencionice?
Querem saber da última protagonizada pela Semob?
Espiem só. Deem uma espiada na imagem acima, do Google Maps.
Mostra o cruzamento da avenida Doutor Freitas com a avenida Almirante Barroso.
Pois é.
Bem nesse ponto aí, até dois dias atrás, quem trafegava pela Doutor Freitas não podia atravessar a Almirante Barroso em direção às avenida João Paulo II ou Perimetral.
Pois agora já pode.
E aí?
E aí que é o seguinte.
Leitor do blog, que faz esse percurso todo dia, é quem dá o seu, digamos assim, testemunho presencial, sobre o que está se passando por lá.
Até dois dias atrás, ele saía de casa, pegava a Doutor Freitas e virava na Almirante Barroso (bem aí onde vai passando o ônibus), para seguir em direção a São Brás.
Nunca enfrentou congestionamento nessa esquina. Nunca.
Pois é.
Nos dois últimos dias, ele continuou a fazer o mesmo trajeto. E se deparou com um congestionamento bem aí, na Doutor Freitas com a Almirante Barroso.
O congestionamento, afirma o leitor, estende-se da Almirante Barrosa até a avenida Romulo Maiorana.
E por quê? Porque, ora bolas, foi preciso plantar um semáforo no cruzamento, coisa que não havia antes, porque inexistia cruzamento.
Conclusão evidente, óbvia - ulularmente óbvia - dessa parada toda: a Semob acaba de brindar Belém com um novo gargalo. Acaba de parir, sem fórceps nem nada, um novo ponto de bagunça no trânsito de Belém.
E vocês querem saber mais?
Em 2008, a vereadora Marino Brito, então candidata do PSOL a prefeita de Belém, disse que a CTBel - a Semob daqueles tempos - era a pior empresa pública de Belém.
Pois é.
Vocês sabem qual é, hoje, a pior empresa pública de Belém? É a CTBel destes nossos tempos.
Ou melhor: é a Semob.
Sem tirar nem pôr.

5 comentários:

Anônimo disse...

O que chamam de viaduto deveria ter atravessado a Almirante Barroso, ficando o problema resolvido definitivamente naquele cruzamento. Mas como nunca tivemos governantes com grandes luzes fizeram uma porcaria de pista que faz uma curva que, em vez de cruzar a avenida, penetra-a. Uns dizem que porque ali estava previsto um túnel. Quanta bobagem! Poderia até mesmo está previsto um túnel, mas seria COMPLETAMENTE desnecessário caso o monstrengo que ali se encontra tivesse logo cruzado a Almirante Barroso. Sofre, Belém, sofre povo.

Anônimo disse...

o problema que as obras de transito de belém se resumem a semáforo!! nao fazem mais nada só semaforo

Onizes Araujo disse...

Não encontro outro adjetivo: IDIOTICE !!!

Anônimo disse...

E ainda temos que conviver com a "cornucópia" e descarada industria da multa, que deve ter um fim precípuo que, com certeza, não é a educação do tran$ito.

Edvaldo Gomes - Guarapari-ES disse...

Bom dia!! Para minha grata surpresa, recebo em Guarapari - ES uma multa originada de Belem, sendo que nunca fui a essa cidade. E o pior, a foto da multa é um carro de passeio e o meu é um caminhão mercedes 710. Existe a semelhança da placa, existe sim. A nossa placa é MSM 7940 e a multada é NSN 7940. Mas com fotos em mãos já é incopetência. Agora é ter aquele enorme trabalho para acertar um erro cometido pela SEMOB. Se pelo menos esses orgãos tivessem boa vontade, seria bem diferente.
Edvaldo Gomes - GUarapari-ES