segunda-feira, 24 de março de 2014

Audiência pública discute reforma de teatro

Nesta segunda (24), a partir das 10 h, no Teatro Gasômetro, será realizada Audiência Publica, onde será apresentado o projeto de reforma do Teatro São Cristóvão, além de uma visita técnica, nas dependências deste espaço que por muitos anos foi palco das mais variadas manifestações culturais do Pará.
Requerida pelo deputado federal Arnaldo Jordy, após uma reunião com uma comissão composta por representantes do segmento da Cultura Popular do estado, formada por Cordões de Pássaros, Bois Bumbas e Grupos Folclóricos, o parlamentar solicitou ao Secretário de Cultura,Paulo Chaves, que essa conversa entre os segmentos culturais, o governo e a sociedade pudesse acontecer, para que todos participem deste processo.
A restauração e reconstrução do Teatro São Cristóvão é prédio da União Beneficente dos Chauffeurs, de 1930. É uma das grandes conquistas junto ao governo federal do mandato do deputado Jordy e do governo do Estado. Para Jordy, a liberação dos recursos e o projeto, constituem uma das maiores conquistas para os artistas e profissionais da cultura popular paraense.
Essa é mais uma vitória das inúmeras ações de Jordy junto ao Ministério da Cultura. Em 2011, Jordy cobrou da ministra Ana de Holanda recursos para o projeto do novo “Teatro dos Pássaros” e também o aumento do percentual de repasses ao Pará e à Amazônia, da Lei Rouanet, que em 2009 destinou apenas 0,4% para todos os estados do Norte, contra 67% somente para Rio de Janeiro e São Paulo. As reivindicações, através de requerimentos e constantes reuniões, continuaram com a Ministra Marta Suplicy, em 2012 e 2013. Até que em fevereiro deste ano, o convênio foi assinado Com o início das obras no prédio, ele foi desapropriado para a reconstrução do teatro mais popular do Pará,previstas para o próximo mês de abril, com um orçamento já autorizado de doze milhões de reais.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: