terça-feira, 25 de março de 2014

Para jornalistas, Joaquim Barbosa é melhor exasperado

Joaquim Barbosa: recusa em fazer parte da "estratégia de marketing" do ex-presidente Lula na África
Alguém aí assistiu à entrevista de Sua Excelência o ministro-presidente Joaquim Barbosa ao jornalista Roberto D’Avila, exibida pela GloboNews?
O poster assistiu. E acha que a entrevista poderia, como se diz na gíria jornalística, render mais. Poderia ter dado mais caldo, mais sustança.
Mas não.
D’Avila, como sua grande experiência de entrevistador, até que abordou os pontos centrais, mais instigantes.
Mas Barbosa é que esteve contido. Muitíssimo contido.
Ao que parece, Sua Excelência é mais interessante para jornalistas quando está exasperado. E ele, a rigor, se mostra exasperadoaté mesmo quando está calmo.
Mas durante a entrevista, curiosamente, o presidente do STF estava mais comedido do que nunca.
É claro que confirmou o seu estilo, quando disse, por exemplo, que não gosta de externar suas indignações e contrariedades pormeias palavras ou ironias.
Houve um momento em que o ministro não se exasperou, mas fez uma revelação a respeito de sua recusa em aderir ao que ele chamou de “estratégia de marketing” do ex-presidente Lula, quando o convidou para ir à África.
“Eu jamais permiti que se utilizasse a minha presença aqui [no STF] como exculpatória para o racismo brasileiro. O presidente Lula chamou-me, quando era presidente, através do ministro das Relações Exteriores, algumas vezes para viajar com ele à África. Eu recusei terminantemente, primeiro porque não era da tradição aqui da casa ministro do Supremo viajar em comitivas de presidente da República. Em segundo, porque eu percebi que aquilo era uma estratégia de marketing para os países africanos”, revelou o ministro.
Toma-te!
No mais, Joaquim Barbosa esteve muito aquém de fazer declarações de efeito.
Até porque uma das mais importantes questões abordadas na entrevista, sobre a possibilidade de o ministro disputar um cargo eletivo no pleito deste ano, já fora abordada amplamente por em declarações recentes.
De qualquer, a quem não assistiu recomenda-se que assista ao papo de Joaquim Barbosa com Roberto D’Avila.

2 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto os jornalistas o querem exaltado; nós, simples mortais, queremos que ele cumpra o papel de Ministro, ou seja, moderado.

Anônimo disse...

Grande Barbosa!!
A outra intenção do Lula era, durante a viagem, meter uns uísques no Barbosão e fazer uma proposta indecente de olho nos "heróis" mensaleiros.
Felizmente Barbosão não embarcou.