quarta-feira, 9 de abril de 2014

Causa legítimas, condutas ilegítimas

De leitor Anônimo, sobre a postagem Lideranças já sabiam que prisão era inevitável:

É justo que os militares busquem condições mais dignas de salário e qualidade de trabalho, entretanto, da forma que o fizeram sua causa "perde a legitimidade". Fechar uma rodovia federal impedindo o tráfego é violação a Constituição, ao direito de ir e vir do cidadão.
Pior disso é que se encontram amotinados, armados, ocupando uma área militar, impedindo a saída de viaturas, trazendo prejuízos inestimáveis a segurança pública, que neste país, não é das melhores.
Não obstante, me surge a OAB, para dar guarida a mais absurda das reivindicações: que os manifestantes (amotinados!) não sejam punidos.
Nem governador. Nem secretário. Nem comandante. Nem o próprio MP podem "conceder" tal absurdo, pois a Lei é para ser cumprida e se o MP Militar não agir, estará prevaricando.
Lamento pela postura da Ordem em afronta a Lei e ao Código Penal Militar. 
Ademais, a aprovação do envio de petições ao Juiz e ao Secretário de Segurança, é uma coisa no mínimo, graciosa, vejamos:
1) A OAB não tem legitimidade processual, para solicitar ingresso em um processo penal militar, e requerer que o Juiz não atenda ao pedido de prisão feito pelo MP Militar.
2) Mandar petição ao secretário pedindo para abrir um canal de negociações?! As negociações estão abertas desde o início e propostas já foram feitas, o que está havendo é uma falta de bom senso dos "amotinados", que estão sendo politicamente manipulados. 
Devemos lembrar aos amotinados que a sua ação inconsequente lhes trará dois grandes problemas: responderão processo criminal na Justiça Militar; e após o Conselho de Disciplina, serão expulsos da corporação, trazendo prejuízos a sua própria família.
Engraçado, a Ordem, como instituição da sociedade civil, deveria ter aparecido mais cedo e pedir aos manifestantes que: a) Não interditassem a via; b) Entregassem suas armas funcionais; b) liberassem a saída das viaturas... Isso sim, seria uma postura coerente.

De outro Anônimo, sobre a mesma postagem A PM não pode virar as costas à PM. E nem à população.:

O bacana desse blog é que, quando professores fazem greve e fecham as ruas, a culpa é dos professores; quando profissionais da saúde fazem greve, a culpa é dos profissionais da saúde; agora quando os PMs fazem greve a culpa é dos PMs. Isso demonstra bastante o que pensa a "elite" jornalística do Estado e porque as coisas estão como estão. Fosse no governo passado, certamente as notícias seriam de caos e de culpa do governo.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Governador pegou corda errada do comandante da polícia. Tanto assessor "preparado" e ninguém alertou o Governador? Parece até fogo amigo.