segunda-feira, 7 de abril de 2014

O inimigo ao lado



Transparência e profissionalismo são coisas imprescindíveis em relação a qualquer negócio, principalmente quando se trata do cofre do governo. Isso, quer dizer que, em ano eleitoral, grande parte dos políticos aproveitam o período para apresentar demandas para serem atendidas em outras circunstâncias. Como o curral de emendas, que sem pudor, ministros que deixaram o governo privilegiaram seus Estados com recursos orçamentários e emendas. Na Integração, a Paraíba de Aguinaldo Ribeiro foi a campeã com 32% de R$ 661 milhões empenhados. Minas Gerais, de Antonio Andrade, teve 35% de R$ 24 milhões. Um toma lá dá cá. Medidas preventivas e eficientes devem ser tomadas, com fiscalização enérgica quando envolve muito dinheiro.
Se existe algum ponto em comum a toda mídia no País é o fato de afirmar que o PMDB é o termômetro da governabilidade. Há pelo menos três décadas percebe-se a afirmação de que o partido pode facilitar ou dificultar a implementação de medidas transformadoras, dependendo da sua fase de fazer política. Temos, dessa forma, a bancada do agronegócio, a bancada dos evangélicos, a bancada dos monetaristas, etc. Assistimos, década por década, governos eleitos democraticamente, com os votos dos crentes na extinção da desigualdade social, ficarem à mercê de interesses escusos. Quando tambores distantes anunciam projetos que possam ameaçar o volume de lucros desses grupos, seus membros e serviçais de plantão rastejam pelas valas da ganância e se põem a urrar.
Refém do PMDB de Sarney, Calheiros, Cunha e outras figuras instaladas no poder por dúzias de anos, a agremiação partidária que dá suporte à presidente Dilma Rousseff vem se transformando em caricatura, em simples coadjuvante desse teatro de desafios. A chegada da situação ao poder provocou também o expurgo de quadros avessos à necessidade de um governo de coalizão. A Carta Magna, elaborada para ancorar um sistema parlamentarista, acabou com poderes maiores ao Congresso, exigindo a junção de forças partidárias para a governabilidade. É o que o PT tem buscado ao longo desses anos, tendo, agora, o PMDB como maior apoiador e fiador. Por trás da revolta da bancada do PMDB há uma combinação nefasta entre as características pessoais de Cunha e a bastante provável perspectiva de redução da bancada desse partido no Congresso do ano que vem, diminuindo também sua importância nessa coalizão.
Na verdade, esse ardiloso plano de vingança de Cunha, que se materializou em Brasília, nada mais é do que uma metodologia, ele cultiva há anos o mesmo modo de operar e que o tornou símbolo de político inescrupuloso. Desde o início do ano, Cunha cumpre uma rotina no Congresso dedicada unicamente a esgarçar a aliança com o PT, engessar o governo da presidente Dilma e, quem sabe, inviabilizar sua reeleição. Quando é contrariado, tenta dar o troco lançando mão do que há de pior nas práticas políticas: a ameaça e a chantagem. Ele se aproveitou da fragilidade dos operadores políticos do governo para obter sucesso em sua empreitada e como bom articulador liderou os insurgentes contra Dilma. Cunha é ávido por poder, para suspender o roteiro e a coreografia do seu teatro de provocações, Cunha cobra uma fatura alta: mais cargos, com mais poder e mais verbas.
O armistício na base do governo foi muito breve. É da percepção de qualquer criatura que a campanha para as eleições de 2014 começou faz muito tempo. Dilma sinalizou apoio do PT a candidatos do PMDB em seis Estados: Pará, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Tocantins. Mas as promessas não entusiasmaram o PMDB. Agora, vem à tona a CPI em que a compra de uma refinaria nos EUA expõe um problema sistêmico e, mais uma pedra no caminho da presidente. Com o apoio da base aliada, o Palácio do Planalto quer minimizar os danos da investigação. O momento do governo não é bom e Dilma é refratária ao dialogo político que, uma vez aceitou as regras do jogo, é preciso jogar.

-------------------------------------------------

SERGIO BARRA é médico e professor
sergiobarra9@gmail.com

Nenhum comentário: