quarta-feira, 2 de abril de 2014

Obra em ponte segue indefinida


governo espera remover, até o próximo mês, os dois pedaços da ponte sobre o rio Moju, na PA-150, pendurados desde que uma balsa colidiu com um dos pilares de concreto que sustentava a ponte, no dia 23 de março.
Somente depois da remoção dos destroços é que a consultoria do Governo do Estado para o caso vai começar a elaborar projetos para a via. A estimativa informal do titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Eduardo Carneiro, é que solução definitiva para a ponte só saia nos próximos 12 meses. A implosão da estrutura, por enquanto, está descartada. Carneiro chegou a classificar o acesso sobre o rio Moju como uma "bomba-relógio", pelo risco que representa até para os peritos que visitam o local. Hoje devem começar os reparos emergenciais dos 70 km da rodovia PA-252 (Acará-Moju), alternativa para acessar a região. Duas pontes de madeira da via, que ligam a perna Sul da Alça Viária ao município, serão reforçadas. O acesso por este caminho atenderá apenas veículos leves e ônibus.
As obras na ponte começam efetivamente em 17 dias, quando uma cábrea, um guindaste flutuante, deve chegar do Rio de Janeiro, a pedido da empresa carioca Manobrasso Serviços Marítimos LTDA. Três técnicos da empresa e o consultor da Setran, Paulo Barros, estiveram na ponte, na segunda-feira (31), e avaliaram que a melhor forma de remover os destroços é com o equipamento. A construtora Oyamota também visitou a ponte na segunda-feira para fazer a atracação dos pilares restantes da ponte e evitar que o problema evolua, já que cada chapa pendurada, de em média 21 metros de comprimento, estão puxando a estrutura para baixo. No momento da ruptura, as juntas de dilatação se afastaram por 67 centímetros e a força das marés pode ter aumentado essa distância.

Um comentário:

Ismael Moraes disse...

O título deveria ser:"Indefinição segue sem Obra em Ponte"