terça-feira, 10 de junho de 2014

Espaço do DEM não foi respeitado pelo PSDB, diz Lira Maia

Lira Maia: "Qualquer candidato a cargo executivo nas eleições deste ano no Pará está sendo processado"


O deputado federal Lira Maia (DEM), anunciado como candidato a vice-governador na chapa do peemedebista Helder Barbalho, em aliança com o PT, garante que não houve nenhuma gota d’água para que sua legenda debandasse da coligação liderada pelo PSDB do governador Simão Jatene.
“Não houve nenhuma desavença pessoal entre mim o governador. Há um respeito entre nós. O que houve, em verdade, foi que o projeto do PSDB para as eleições deste ano deixou de contemplar as aspirações e o espaço pretendido pelo DEM. Basicamente foi isso”, explicou Lira Maia em contato por telefone, ontem, com o Espaço Aberto.
O deputado não soube precisar quando teve um contato pessoal com Jatene pela última vez. “Não posse lhe dizer o mês com exatidão, mas acho que foi no início deste ano”, disse Lira Maia. No encontro, segundo ele, o partido pleiteou participação na chapa majoritária, ou na chapa que disputaria o governo do estado ou na que concorreria ao Senado.
De lá para cá, segundo Lira Maia, não houve mais contato entre ele e Jatene. “Àquela altura [no início do ano], é claro, o governador não poderia me dar uma resposta definitiva sobre o assunto. Mas eu permaneci conversando depois com os articuladores do governo. E todos sabiam claramente que o nosso projeto era este: participar da chapa majoritária. Oferecemos sugestões, esperamos, demos prazo e chegamos à conclusão de que o projeto do nosso partido não estava contemplado nos planos do PSDB. Restou-nos, então, a alternativa de apoiar a chapa encabeça pelo candidato Helder Barbalho”, contou Lira Maia.
E o PT local? E o PT em Santarém e no Baixo Amazonas, que sempre teve no DEM e em sua maior liderança na região, justamente o deputado Lira Maia, adversários ferrenhos e inflexíveis, como será administrado, portanto, o posicionamento do PT em relação à presença do parlamentar na chapa majoritária de candidato que fará dobradinha com os petistas em âmbito estadual?
Lira foi sucinto, quase monossilábico, ao responder a essa questão que lhe foi apresentada pelo Espaço Aberto: “Bem, quanto a isso, eu não sei. Quanto à decisão de outros partidos, não posso lhe dizer. O que eu posso lhe dizer é que, de minha parte e do DEM, estaremos integrados a um projeto para ganhar a eleição.”
Classificando de “excelente” a repercussão, em todo o Baixo Amazonas, ao anúncio de seu nome como vice na chapa do PMDB que disputará o governo, Lira Maia enfatizou ao blog que o relacionamento político entre o DEM e o PSDB no município de Santarém, governado pelo tucano Alexandre Von, permanecerá inalterado.
“De maneira alguma a nossa aliança no plano estadual vai afetar o relacionamento entre DEM e PSDB no plano municipal. Continuaremos apoiando o governo do prefeito Alexandre Von e tenho certeza de que o governo do PSDB em Santarém continuará a prestigiar o nosso partido. Considero essa postura um gesto de grandeza e de maturidade política de todos nós”, resumiu Lira Maia.

Processos
Réu em quatro ações penais e investigado em dez inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado não considera que esse fato se torne um flanco aberto capaz de ser explorado politicamente na campanha que vem por aí.
“Qualquer candidato que disputará cargo executivo nas eleições deste ano no Pará está sendo processado. Qualquer um. Então, eu não sou exceção. Os processos que moveram contra mim têm, todos eles, origem política decorrente das disputas locais. Desde 1998 que tem sido assim. Vários desses processos estão arquivados e outros estão a caminho do arquivamento. Eu estaria preocupado se houvesse condenações em alguns desses processos contra mim. Mas não há condenação em nenhum deles. Continuo, portanto, de cabeça erguida e é assim que vou para a campanha”, afirmou o deputado.

4 comentários:

Anônimo disse...

Quer dizer que todos respondem a processos? Seria bom provar antes de falar. De qualquer modo, se for isso mesmo, nota-se o porquê de não acreditar-se nessa classe. Uma lástima, se for verdade, é claro.

Anônimo disse...

Jader Barbalho responde a processos há muitos anos e, excluindo aquele episódio em que ele foi preso e algemado, nada aconteceu.
Lira Maia responde a processos e nunca "pegou" nada com ele.
É a chamada procrastinação alavancada por suportes financeiros que fazem a alegria de advogados.
E o eleitor de cabresto, os desinformados e os que votam por conveniência vão reelegendo esses e outros tantos que sabem que as leis são feitas para os pobres.

Anônimo disse...

É muita cara de pau do Lyra Maia dizer isso: todo candidato está com bronca na justiça. Lyra Maia! Não é isso que o povo quer, quando os políticos não tem a minima vergonha de justificar os seus problemas comparando com os dos outros, ou seja,somos farinha do mesmo saco, tenho medo, tenho ânsia de vômito da cara de pau de um home que se diz líder em Santarém.

MARCIO VASCONCELOS disse...

As coligações no PARÁ e no BRASIL, já teve de tudo, e não sei porquê, o espanto com a união do DEM com o PMDB e o PT.
Na eleição de 1998, JADER DO PMDB se coligou com o DEM de VIC.
Em São Paulo, o PT se coligou o PP de PAULO MALUF, para eleger FERNANDO HADAD, e repetiu a dobradinha para eleger ALEXANDRE PADILHA ao Governo de SP.
Em Belém Edmilson Rodrigues, do PSOL, que nunca mais queria saber do PT, no segundo turno voltou ao PT pedindo ajuda, para tentar ganhar do ZENALDO.
A própria ARENA se uniu ao MDB, no colégio eleitoral, para eleger TANCREDO NEVES, e em troca JOSÉ SARNEY seria o VICE.
E o PSDB inimigo do PT, se uniu com o PT para derrotar PAULO MALUF, e conseguiu, elegeu MARTA SUPLICY.
E o PSD do DUCIOMAR se coligou com o PSDB para derrotar ANA JÚLIA DO PT, e depois, o DUCIOMAR se uniu ao PT, para derrotar ZENALDO.
Por isso, não vejo as razões para tanto espanto com a coligação do DEM com o PMDB e o PT.
A muito tempo ideologia deixou de ser razão para motivar as coligações