quinta-feira, 24 de julho de 2014

Os paraenses precisam descobrir o Pará


Ver mapa maior

No salão de atendimento de uma concessionária de veículos, ontem à tarde, consultor olha para um colega de trabalho, sentado a uns três ou quatro metros deles, e pergunta:
- Benevides fica onde, hein?
- Em Ananindeua.
- Ananindeua?
- É.
- Mas eu estou vendo aqui que em Ananindeua não existe nenhum bairro chamado Benevides - diz, quase sentencioso, o colega que primeiro perguntou.
Até que o outro confirma.
- Olha, tem razão... Benevides é um município mesmo. Um município.
O diálogo, que se passou diante do poster, ocorreu numa concessionária de veículos de Belém. Entre dois moradores de Belém. Ou da Grande Belém.
Se fosse em São Paulo ou numa grande capital da Europa, diríamos que nos tratam com exotismos, com quase desprezo. Ao ponto de não saberem sequer que Benevides não é um bairro de Ananindeua, mas um município, ora pois.
E quando os próprios paraenses, ou moradores do Estado do Pará, não sabem, parece, nem onde fica o Pará?

3 comentários:

Anônimo disse...

Pior seria se o distinto que estava na 'bendita' concessionária fosse de Benfica. Aí eles achariam que seria brincadeira.

Anônimo disse...

Belém pode ser considerada uma cidade arrasada, terra de ninguém. Aqui a Violência impera, a cidade esta suja e exalar odor fétido. Nas ruas é impressionante a grande quantidade de mendigos, drogados e adolescentes abandonados. As ruas sem sinalização e esburacadas. Educacao e saúde em colapso. As praças estão esquecidas. E o povo continua em silencio aceitando como gado o descaso desses governantes embusteiros.

Anônimo disse...

Por isso defendo a divisão. E sou de Belém.