quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Belém encerra turnê internacional da companhia carioca Focus



Belém do Pará recebe nos dias 15, 16 e 17 de agosto, no Teatro Estação Gasômetro, espetáculo aclamado pelo público e crítica, “As canções que você dançou pra mim”, com a Focus Cia de Dança, do Rio de Janeiro. Inspiradas nas canções que povoam o imaginário popular, as coreografias e interpretações do elenco prometem emocionar o público paraense. A companhia também realizará, no dia 16, uma oficina gratuita de Dança Contemporânea.
Essa é a primeira vez que a Focus se apresenta na capital paraense. O universo musical de Roberto Carlos foi o mote para a montagem, assinada pelo coreógrafo e diretor da companhia carioca, Alex Neoral. Desde a estreia da companhia, em 2011, o espetáculo "As Canções..." contabiliza cerca de 170 apresentações em cidades brasileiras e outros países, sendo aplaudido pelo público e crítica especializada.
A trilha sonora conta com trechos de mais de 70 canções do rei da música popular brasileira, todas em versões originais das décadas de 1960 a 1980. O resultado é uma apresentação que estabelece comunicação direta com os espectadores, o que cria identificação e tem conquistado plateias de diferentes perfis. A interatividade do espetáculo com o público torna cada apresentação única, despertando emoções diversas nas pessoas, que vão do choro ao riso. 
Para completar o universo de referências à obra de Roberto Carlos, “As canções que você dançou pra mim” traz figurinos em tons de azul, que fazem alusão aos modelos e cortes das décadas de 1960 a 1980, com toques contemporâneos.
Além de Alex Neoral, o elenco é formado por Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Felipe Padilha, Gabriela Leite, Marcio Jahú e Monica Burity.
O grupo também ministra, no sábado, 16, das 14h às 17h, uma oficina gratuita de Dança Contemporânea para bailarinos profissionais. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelos telefones (91) 96055360/ 99660101 / 82013973 / 80122347 ou pelo e-mail ciadearteprojetos@yahoo.com.br
Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do Teatro Gasômetro (Parque da Residência), situado na Av. Governador Magalhães Barata, 830, São Brás.
A turnê é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) com o patrocínio de O Boticário na Dança. A produção local é da Cia Arte e Produções. 
  
A companhia - A Focus Cia. de Dança, dirigida por Alex Neoral, foi fundada no ano 2000 e hoje é um dos mais atuantes grupos de dança do Rio de Janeiro. Possui no repertório 12 peças coreográficas, dentre as quais “Ímpar”, “3 Pontos” e o recente “Dente de Leite”.
Em 2010 e 2011, a Focus apresentou-se em 32 cidades francesas, inclusive na Bienal da Dança de Lyon. Seu itinerário internacional inclui destinos como Nova York, Washington, Portugal, Itália, Alemanha e Panamá. No Brasil, levou espetáculos para quase 60 cidades.
Seus trabalhos já foram indicados entre os melhores do ano por veículos como o Jornal do Brasil e O Globo. No ano de 2012, o júri especializado do Guia da Folha de São Paulo elegeu “As canções que você dançou pra mim” como uma das três melhores montagens daquela temporada pela originalidade e simplicidade da proposta.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: