segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A covardia e a agressividade nas redes sociais


Impressionante o nível de ferocidade, de agressividade, de selvageria nos debates que se travam por essas redes sociais - todas elas, sem exceção nenhuma.
E não pensem que isso ocorre apenas nos debates sobre eleição, não. Muito pelo contrário.
A falta de civilidade se verifica em quase todas as circunstâncias, em quase todas as situações.
Eleições presidenciais, opções sexuais, futebol, preferências religiosas, enfim, onde haja uma polêmica, um tema bom para se debater, ali estão os selvagens, muitos deles covardemente escondidos atrás de fakes, prontos para distribuir ofensas a torto e a direito, fazendo prejulgamentos sobre os que discordam de seus posicionamentos, de suas preferências, de suas ideias.
E ainda tem gente que acredita, sinceramente, nessa balela de que as redes sociais representam um ambiente dos mais favoráveis para o, digamos assim, fortalecimento da democracia e para a supremacia da diversidade sobre o diktat do pensamente hegemônico.
Hehehe.
Vocês acreditam mesmo que é assim?
Como é que uma pessoa, debatendo sobre tema relevante com outra e desta dissentindo, mostre disposição, revele o ânimo decidido de sair no tapa - literalmente no tapa?
É a isso que se chama de fortalecer a democracia e confirmar a supremacia da diversidade?
Falem sério!

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro poster, acredito que a falta de civilidade também faz parte da democracia. Já pensou se tudo fossem flores? Lá na Coréia do Norte é assim...