sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Constrangimentos temperam posse de coleguinha na APJ

Cenas de constrangimento explícito temperaram ontem à noite, na sede da Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa), a posse do novo presidente da augusta Academia Paraense de Jornalismo (APJ), Walber Monteiro.

Tudo começou com um discurso do presidente que saía, Gilberto Danin, que mencionou, entre outras coisas, a renovação do estatuto da entidade que reúne os ilustrados coleguinhas.

Donato Cardoso, que já presidiu a APJ e há algum tempo tem feito críticas públicas a Danin, não gostou do que ouviu. Quebrando o protocolo, tomou a palavra e sentou a pua – no próprio Danin e, de quebra, no Golpe de 1964 e nas Forças Armadas que o promoveram.

O clima ficou pesado.

Pesadísimo.

Um militar de uma das três Armas, presente à solenidade, teve ímpetos de se levantar e rasgar do local, mas preferiu se conter.

Conteve-se, no entanto, até o término da solenidade: assim que foi erguido um brinde pela posse do novo presidente, o milico foi embora. Não ficou nem para experimentar um canudinho.

E quanto a Danin e Donato Cardoso?

Durante o coquetel, parece que ainda trocaram palavras ásperas.

Palavras ásperas, fique bem entendido, é como se chama um bate-boca entre coleguinhas da Academia Paraense de Jornalismo.

Alguns temeram que, nos moldes do UFC, um finalizasse o outro.

Mas, felizmente, isso não ocorreu.

Acalmados os ânimos, cada um comeu a sua empada, tomou seu guaraná, arrotou e foi embora.

Mas pelo menos um jornalista ainda murmurou, de si para si mesmo, depois de tanto constrangimento:

- Mas o que é que eu vim fazer aqui?

Ainda espera a resposta até agora.

Nenhum comentário: