quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Vencedores do Prêmio Esso de Jornalismo 2014 são anunciados


Do G1

Foram divulgados nesta quarta-feira (12) os vencedores do Prêmio Esso de Jornalismo 2014. O prêmio principal deste ano foi para o jornal "O Estado de S.Paulo", com a reportagem "Sangue Político", de Leonencio Nossa, sobre assassinatos por motivos políticos no Brasil depois da promulgação da Lei da Anistia, em 1979.
Na categoria "Fotografia", o repórter fotográfico Domingos Peixoto, do jornal "O Globo", pelo registro do momento em que Santiago Andrade, cinegrafista da TV Bandeirantes, foi atingido por um rojão durante manifestação no Rio de Janeiro, em fevereiro.
Segundo a ExxonMobil, patrocinadora do prêmio, 85 jurados selecionaram os vencedores entre 1.047 trabalhos inscritos. A empresa anunciou que distribuirá R$ 112 mil em prêmios em dinheiro aos vencedores.

Confira a relação completa dos vencedores nas diferentes categorias:

Jornalismo
Leonencio Nossa, com o trabalho "Sangue político", publicado no jornal "O Estado de S.Paulo"

Telejornalismo 
Fábio Pannunzio, Victor Sá, Anísio Barros, Denis Romani, Alziro Oliveira, Fernanda Chamlian, André Pereira, Fábio Nikolaus, Raphael Cadamuro e Diego Costa, com o trabalho "O avanço da maconha", veiculado na Rede Bandeirantes.

Reportagem
Vinicius Jorge Sassine, José Casado, Danielle Nogueira e Eduardo Bresciani, com o trabalho "Farra de Aditivos na refinaria Abreu e Lima", publicado no "O Globo".

Fotografia
Domingos Peixoto, com a sequência de fotos intitulada "Crime à liberdade de imprensa", publicada no jornal "O Globo"

Informação econômica
Vicente Nunes, Antonio Temóteo, Celia Perrone, Deco Bancillon, Diego Amorim, Luiz Ribeiro, Nívea Ribeiro, Rodolfo Costa, Rosana Hessel, Paulo Silva Pinto, Simone Kafruni e Vera Batista, com o trabalho "20 anos do real", publicado no "Correio Braziliense".
Informação cientítica, tecnológica ou ambiental
Cristiane Segatto, com o trabalho "O lado oculto das contas de hospital", publicado na "Revista Época"

Educação
Daniel Barros, com o trabalho "A diferença começa na escola", publicado na revista "Exame"
Especial de primeira página
Humberto Tziolas, Joana Ribeiro, Giselle Sant'Anna, Eduardo Pierre, André Hippertt e Sidinei Nunes, com o trabalho "Não vai ter capa", publicado no jornal "Meia Hora"

Criação gráfica - jornal
Gil Dicelli, Luciana Pimenta, Guabiras e Pedro Turano, com o trabalho "Sertão a ferro e fogo", publicado no jornal "O Povo"

Criação gráfica - revista
Rafaela Ranzani, Fernando Luna, Alex Cassalho, Bruna Sanches e Ian Herman, com o trabalho "De olhos fechados",  publicado na "TRIP"
Prêmio regional - Norte/Nordeste
Júlia Schiaffarino, com o trabalho "Vidas Partidas", publicado no "Diário de Pernambuco"

Prêmio regional - Centro-Oeste
Mateus Parreiras e Luiz Ribeiro, com o trabalho "A nova fronteira da sede", publicado no Estado de Minas"

Prêmio regional - Sul
Letícia Duarte e Félix Zucco, com o trabalho "Lições da turma 11F",publicado no "Zero Hora"

Prêmio regional - Sudeste
Guilherme Amado, com o trabalho "Os ebaixadores do narcosul", publicado no jornal "Extra"

Melhor contribuição à imprensa
A Comissão de Premiação da Mídia Impressa concedeu a distinção de Melhor Contribuição à Imprensa à "Revista Piauí", "pelo resgate da grande reportagem, o trabalho do texto e o aprofundamento de temas atuais, com informação e espírito crítico".

Nenhum comentário: